Presidente Maduro reúne-se com o papa Francisco no Vaticano

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (17), no Vaticano, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro, com quem teve um diálogo sobre a situação social e política do país sul-americano, após o falecimento do chefe de Estado, Hugo Chávez.

Papa Francisco e Maduro - Prensa Latina

De acordo com a assessoria de imprensa do Vaticano, ambos mantiveram um encontro de 20 minutos em um clima cordial, durante o qual abordaram também diferentes temas da atualidade, como a pobreza, a luta contra a delinquência e o tráfico de drogas.

Sobre a presença da Igreja Católica na Venezuela, Francisco e Maduro fizeram referência à sua contribuição no âmbito da “caridade”, a assistência sanitária e a educação.

Além disso, coincidiram sobre a necessidade de um diálogo sincero e constante entre a Conferência Episcopal e o Estado que contribua ao desenvolvimento integral da nação.

Outros temas tratados incluíram a situação regional, com ênfase no processo de paz na Colômbia.
No tradicional intercâmbio de presentes, Maduro deu ao bispo de Roma um retrato de Simón Bolívar, um quadro da Virgem de Coromoto (matrona da Venezuela) e uma escultura do doutor José Gregorio Hernández (1864-1919), que está em processo de canonização.

Já o papa entregou ao presidente venezuelano uma caneta-tinteiro, assim como o documento das conclusões da reunião da última Conferência Episcopal Latino-americana, celebrada no Brasil.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho