Rodoviários e empresários entram em acordo e greve é cancelada

Os rodoviários e os empresários de ônibus de Salvador chegaram a um entendimento, em assembleias distintas, na tarde desta segunda-feira (17/6). Com isso, a greve programada para a 0h desta terça-feira (18) não acontecerá. Tanto patrões quanto empregados aceitaram a proposta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que prevê 9% de reajuste salarial e 9% de aumento no tíquete alimentação, extensivo às férias.

A reunião marcada para as 17h desta segunda, na sede do TRT, em Nazaré, está mantida e deverá apenas formalizar o acordo. Segundo o assessor de Relações Sindicais do Sindicato das Empresas de Transportes (Setps), Jorge Castro, a proposta foi aceita e agora será confirmada no Tribunal.

Ele ainda esclareceu que outras demandas como cota para mulheres nas empresas, plano de saúde para titulares e dependentes pago pelos patrões, além do fim das terceirizações, de cobrança de avarias e da dupla função para motorista, não foram conquistadas.

Em nota, o Ministério Público do Trabalho, que também participou da conciliação, considera que a nova proposta "praticamente encaminhou uma solução" e foi "inicialmente bem recebida por ambas as partes". O procurador Regional do Trabalho, Jairo Sento-Sé, que ajudou a formular a proposta, diz em nota que "as condições apresentadas levam em conta a premissa de que não haverá reajuste na tarifa de transporte urbano em função deste reajuste".

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro