UEP elege nova presidente em seu 39º Congresso em Caruaru

Uma manhã de homenagens. Assim ficará marcado o último dia do 39º Congresso da UPE, onde a quadra de esportes da Faculdade de Asces, em Caruaru, ficou lotada de estudantes para dar início as homenagens à Cândido Pinto, antigo presidente da UEP e até hoje uma referência da luta estudantil.

Abertura

A cerimônia de abertura do 39º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), realizada na última sexta (14), no auditório da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Faculdade Asces), em Caruaru, contou com cerca de 100 estudantes de diferentes estados. Dirigentes de universidades e representantes de movimentos sociais também fizeram parte da abertura, compondo à mesa.

Entre os convidados, estava o diretor da secretaria de educação de Caruaru, Welson Costa, representando o prefeito da cidade, José Queiroz. Estavam também, o secretário de educação Ricardo Dantas, o secretário de ciência e tecnologia do Estado, Marcelino Granja, entre outros que também marcaram presença no cerimonial. Diversos militantes estudantis participam de grupos de palestras e painéis de debates, nos dias 15 e 16.

Sábado (15)

Painéis de debate e temas como a Democratização do Acesso, Financiamento da Educação, Plano Estadual de Assistência Estudantil, Produção Cultural, ProUni, INSAES e a Regulamentação do Ensino Privado, Ciência e Tecnologia movimentaram o penúltimo dia do 39º Congresso da UEP, realizado no sábado (16).

Durante as atividades estiveram presentes a vice-presidente do Sintemp, Antônienta Trindade, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anizio Brasileiro, o deputado estadual, Rodrigo Novaes, a pró-reitora de assistência estudantil da Univasf, Izabel Angeline, a secretaria do meio ambiente do Recife, Cida Pedrosa, entre outros representantes.

Na ocasião, os estudantes, além de atuarem de forma intensa nas palestras, ocuparam o grande salão da Faculdade de Asces, logo após os painéis de debate, com o intuito de discutirem uma plenária de educação. O congresso teve também a presença da deputada federal, Luciana Santos, que abordou temas relacionados à “mídia como 4º poder, que determina propostas para o Brasil”. No decorrer das atividades, centenas de delegados estudantis foram credenciados.

Encerramento

O ato de encerramento contou com a presença dos familiares e amigos de Cândido Pinto que assistiram ao vídeo da gestão da entidade. “Me sinto realizada ao saber que a luta do meu marido não foi em vão", declarou Joana de Melo, viúva de Cândido Pinto.

Carmem Chagas, diretora da UEP na gestão de Cândido, também esteve presente no ato. Segundo a ex-dirigente estudantil, no final da década de 1960, qualquer reunião, seja ela para semear algo positivo, sempre será válida para organizar as reivindicações não só dos estudantes e sim do povo em geral.

Nova gestão

O 39º Congresso da UEP conseguiu mobilizar estudantes de diferentes faculdades e universidades do estado. No último dia do Congresso, foi eleita a nova gestão da entidade. Melka Pinto será a presidente da UEP até o final de 2015. Por coincidência, a estudante possui o mesmo sobrenome que Cândido e garante que fará juz ao sobrenome.

Perfil da nova presidente

Melka Pinto, 21 anos, estudante do 7 período de enfermagem da Universidade de Pernambuco. Iniciou a sua militância no movimento estudantil no diretório acadêmico do seu curso. Nesse período, ganhou notoriedade por sua liderança e identificação com os estudantes da faculdade, e em novembro de 2012 foi eleita presidente do Diretório Central dos Estudantes da UPE, que é o maior DCE ativo do estado. À frente do DCE, realizou assembleias em todas as unidades da universidade e puxou uma paralisação simultânea das aulas com uma pauta de reivindicações sobre assistência estudantil, que culminou com passeatas em Recife, Petrolina, Caruaru e Arcoverde. Junto ao DCE foi um dos principais nomes no estado a ajudar a formular a proposta de plano estadual de assistência estudantil, debatida com os estudantes do estado durante a 2 Caravana da UEP. Neste processo, Melka despontou como uma das maiores lideranças estudantis dos últimos tempos e por isso, foi eleita na noite de ontem, no 39 COngresso da UEP, presidente da maior entidade estudantil de Pernambuco, que completa no ano que vem 70 anos de fundação e uma década de sua reconstrução. Melka foi eleita com 125 votos para sua chapa " Mais Vale o que Será", contra 0 votos da chapa " UEP democrática pela base" e 04 abstenções.

Fonte: Site da UEP