Movimento Passe Livre agenda manifestação para dia 20 em SSA 

Após reunir cerca de 8 mil pessoas na região do Iguatemi, na última segunda-feira (17/6), o movimento que ficou conhecido no Brasil como Passe Livre prepara uma nova manifestação na capital baiana, na próxima quinta-feira (20). Dessa vez, o encontro será no Campo Grande, no Centro de Salvador, a partir das 14h, com destino à Arena Fonte Nova.

Os manifestantes se organizam através do Facebook e a previsão é levar para o próximo encontro 20 mil pessoas. Em um evento criado na rede para convidar e reunir a população, mais de 30 mil pessoas já confirmaram participação.

“Vem pra rua, vem, que a luta cresce! Chamem todo mundo, colegas, amigos e familiares! Dia 20 é feriado e os rodoviários já avisaram que não vai ter greve: Não tem desculpa para não ir à rua, minha gente!”, diz uma das postagens no evento do Facebook.

O dia do novo protesto será feriado municipal na capital baiana por conta do jogo da partida Nigéria x Uruguai, pela Copa das Confederações. O jogo acontece na Arena Fonte Nova, local escolhido para o fim da manifestação, às 19h.

O movimento

Os atos na Bahia são resultantes de uma onde de protestos que teve início em São Paulo, no último dia 6 de junho. Manifestantes protestavam contra o aumento de R$ 0,20 no valor do transporte público e foram violentamente reprimidos pela polícia.

As manifestações se repetiram na semana seguinte, no dia 13, e houve mais repressão da polícia. Dessa vez, além dos manifestantes, os profissionais de imprensa que cobriam os atos também foram agredidos.

As cenas de guerra desencadearam no apoio de pessoas dos quatro cantos do país ao movimento. Na última segunda-feira (17), além de Salvador, outras 11 capitais promoveram protestos e reuniram, em média, 250 mil pessoas nas ruas.

O que inicialmente era uma ação que tentava impedir o aumento da passagem de ônibus, se tornou um dos maiores movimentos dos últimos tempo por garantia dos direitos sociais e contra a truculência da polícia.

De Salvador,
Erikson Walla