Países da Alba defendem medidas efetivas para eliminar a fome

Países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) reiteraram nesta quarta-feira (19) a necessidade de implementar medidas efetivas para eliminar a fome, um problema que afeta mais de 800 milhões de pessoas.

A embaixadora de Cuba na Itália e perante os Organismos Internacionais com sede em Roma, Milagros Carina Soto, afirmou que "enfrentar a insegurança alimentar exige, além de uma forte vontade política, um enfoque sistêmico e multissetorial que implique mudanças nos sistemas mundiais de alimentação, saúde e educação.

Leia também:
Cuba defende mudança no sistema mundial em combate à fome
Países latinos comprometidos com a erradicação da fome

Na Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Soto defendeu a implementação de políticas de inclusão social que garantam acesso igualitário a recursos, além da melhoria das dietas e da nutrição.

“Até hoje só podemos falar de modestos avanços, pois os que padecem e morrem de fome, os que sofrem as consequências da mal nutrição, representam ainda cifras alarmantes e dolorosas para os que querem um mundo melhor e mais justo”, afirmou Milagros.

União para erradicar a fome

Por sua vez, o vice-ministro boliviano de Desenvolvimento Rural e Agropecuário, Víctor Hugo Vásquez, declarou que a erradicação da fome e da pobreza no mundo não é um trabalho isolado, mas de todos os povos.

Vásquez enfatizou a urgência de que os países industrializados “tomem consciência sobre o assunto e apoiem com financiamento e com a diminuição dos níveis de poluição, de maneira a garantir a vida e não a morte”.

Além disso, destacou o papel de iniciativas regionais como a Alba e a União de Nações Sul-americanas, que ajudam a enfrentar os obstáculos que atentam contra uma boa convivência para a humanidade.

Durante sua intervenção no evento, o Alto Comissionado para São Vicente e Granadinas no Reino Unido, Cenio Lewis, opinou que responder ao desafio da fome, da desnutrição e da insegurança alimentar exige uma caminhada cuidadosa e persistente.

Enfatizou a urgência de desenvolver ações coerentes entre todos os fatores implicados para atingir a meta de fome zero.

A Conferência da FAO, máximo órgão de gestão da instituição, se reunirá até o próximo sábado (22) para debater importantes temas questões em matéria alimentar.

Com Prensa Latina