PCdoB de Goiânia lança nota sobre protestos

O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil de Goiânia vem a público manifestar o seu apoio às manifestações que ocorrem em nossa capital contra o aumento da tarifa para o transporte coletivo.

A crescente insatisfação da população com a mobilidade urbana em toda a região metropolitana desencadeou, ainda no mês de maio, o primeiro protesto contra o aumento da tarifa de ônibus. A revolta da juventude goianiense, aliada à pesada repressão policial que ocorreu no terminal da Praça da Bíblia no dia 29 de maio, gerou repercussão nacional e ajudou a unificar a onda de manifestações que ocupa as ruas de dezenas de cidades em todo o país.

Com o aumento dos protestos em várias cidades brasileiras, a pauta acabou se tornando mais ampla, e outras questões, como o fim da repressão policial, a defesa da constituição, da democracia e melhores condições de vida para o povo brasileiro, foram também abordadas. Na efervescência da luta popular, nossa cidade espera amanhã (20) o sexto protesto.

O PCdoB entende que as manifestações são fruto do amadurecimento da consciência do nosso povo, que hoje luta por mais mudanças e procura construir um novo Brasil, onde os direitos da população sejam ampliados e consolidados.

Os problemas relacionados ao transporte coletivo são resultado de uma contradição da nossa democracia, onde os serviços essenciais à população são prestados por grandes empresas que, em sua busca desenfreada pelo lucro, submetem a população a situações degradantes e desumanas.

Não é possível servir a dois senhores. É impossível conciliar a dignidade no transporte público com o enriquecimento imoral dos grandes empresários que exploram as linhas de ônibus. É preciso que a figura do Estado assuma para si a responsabilidade de prestar esses serviços, sob pena de continuarmos reféns dos interesses e desmandos do capital.

Nesse sentido, o PCdoB, através de seus parlamentares na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa, apresentaram duas importantes ações. A deputada estadual Isaura Lemos encaminhou Proposta de Emenda Constitucional ao plenário, solicitando que os serviços públicos de caráter essencial (incluindo o transporte coletivo) sejam prestados exclusivamente pelo poder público. Na Câmara Municipal, a vereadora Tatiana Lemos apresentou o projeto de passe livre estudantil, que já foi aprovado na casa e agora segue para a sanção do prefeito.

Considerando o que foi acima abordado, o PCdoB manifesta sua solidariedade aos protestos contra o aumento da passagem e convoca a sua militância a engrossar as fileiras das manifestações para essa justa causa do povo.

Goiânia, 19 de junho de 2013

Comitê Municipal do PCdoB de Goiânia