Pregão define responsável pelo projeto básico do BRT

O processo licitatório para a contratação de empresa ou consórcio especializado na consolidação dos projetos básicos do BRT (Bus Rapid Transit – ônibus de trânsito rápido) campineiro entra em fase decisiva. Nesta quinta-feira, dia 20 de junho, será realizada a disputa eletrônica do certame.

A licitação prevê a contratação dos serviços pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC – forma de contratação criada pelo Governo Federal que permite mais agilidade no processo, conforme Lei nº 12.462/2011). Até as 9h30, as propostas serão recebidas eletronicamente. A partir das 10h30 começa a disputa dos preços (RDC eletrônico).

A licitação será realizada na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que fica na Vila Industrial. No último dia 24 de maio, a Emdec publicou o aviso de licitação do BRT na edição eletrônica do Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial), na página 24. O aviso também foi publicado no Diário do Comércio e Indústria, no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial da União. O edital está disponível no endereço eletrônico www.licitacoes-e.com.br.

O RDC eletrônico será acompanhado pela comissão de licitação do BRT. A comissão é formada por dez membros, entre técnicos da Emdec e procuradoras da Prefeitura.

“A Administração está comprometida e já age para oferecer à população um serviço de transporte público coletivo municipal mais eficiente, moderno, seguro, rápido e confiável. Essa é uma diretriz do prefeito Jonas Donizette, que estamos perseguindo”, afirmou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi.

BRT

A expectativa da Prefeitura é de que as obras dos corredores do BRT no Campo Grande e no Ouro Verde comecem no início do próximo ano, com duração total estimada em 36 meses. O projeto contempla, além de uma pista exclusiva para os ônibus, estações de transferência fechadas e plataformas em nível, com embarque e desembarque pela porta esquerda do veículo.

O BRT irá beneficiar cerca de 300 mil pessoas que residem nas regiões do Ouro Verde e Campo Grande. No Ouro Verde serão 14,4 km de extensão, saindo do Terminal Central (Viaduto Miguel Vicente Cury), seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim e Terminal Vida Nova. Já no Campo Grande serão 17,8 km de extensão, saindo do Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí.

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral com 4 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A verba para a implantação dos corredores, no valor de cerca de R$ 340 milhões, vem do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC II).

De Campinas, com texto de Márcio Souza (Departamento de Comunicação da EMDEC)