Inteligência dos EUA tem ampla capacidade para espionar

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos tem uma capacidade ampla para realizar ações de espionagem doméstica e usar a informação obtida sem ordem judicial, revelaram nesta sexta-feira (21) meios de comunicação estadunidenses.

De acordo com documentos publicados nesta sexta, a entidade federal utiliza uma ordem executiva que a autoriza durante um ano a obter registros telefônicos e de correio eletrônico sobre casos que as corte estadunidenses não aprovam individualmente sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira (FISA).

Os novos textos mostram que a NSA obtém, processa, retém e divulga o conteúdo das conversas telefônicas e comunicações eletrônicas em general dos cidadãos estadunidenses em uma ampla variedade de circunstâncias, assegura o diário The Washington Post.

No entanto, a agência de espionagem respondeu que o programa "só se dirige" contra estrangeiros suspeitos de realizar atividades contra o país e sem uma autorização judicial não pode incluir os norte-americanos.

As novas revelações se somam ao escândalo provocado depois da publicação de documentos entregados pelo ex-agente da NSA Edward Snowden ao diário britânico The Guardian e ao estadunidense The Washington Post.

Snowden, de 29 anos, proporcionou informação aos joranis sobre missões até agora secretas da NSA, que incluem o controle de usuários de redes sociais em mais de 35 países.

O presidente estadunidense, Barack Obama, se reunirá nesta sexta pela primeira vez com uma junta independente de supervisão que monitora as liberdades civis dentro do governo federal, em uma tentativa da administração de frear as críticas pelas atividades de espionagem internas.

A União Nacional para a Defesa dos Direitos Civis (ACLU) dos Estados Unidos apresentou uma demanda legal na semana passada que questiona a constitucionalidade do programa de espionagem do governo estadunidense e fez um chamado pelo fim imediato dessas práticas.

Fonte: Prensa Latina