Lavrov diz que G5+1 se reunirá com novo presidente iraniano 

O chanceler russo, Serguei Lavrov, informou na última sexta-feira (21) que depois da posse do novo presidente iraniano, Hassan Rohani, será feita a proposta de iniciar uma nova rodada de conversações com o Grupo 5+1, sobre o tema nuclear do país persa.  

O Grupo, formado por representantes da Rússia, China, França, Reino Unido, Estados Unidos e Alemannha, deve propor ao Irã uma reunião bilateral depois que Rohani tome posse como novo presidente do Irã. 

A Rússia, ao contrário dos países ocidentais membros do Grupo, tem insistido na necessidad de que o direito do Irã a enriquecer urânio seja reconhecido.

Nesse sentido, as autoridades russas afirmam que é necessário dialogar sobre a questão nuclear iraniana, dando passos mútuos.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, a respeito das alegações do Ocidente de que o programa de energia nuclear iraniano busca fins militares, que não tem dúvidas de que o Irã cumpre todos os requisitos relacionados com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Hispan TV