Estados Unidos vão manter soldados no território da Jordânia  

Cerca de mil soldados estadunidenses permanecerão na Jordânia após o encerramento dos exercícios militares conjuntos, confirmaram neste domingo (23) fontes oficiais. 

Os testes de guerra Eager Lion 2013, nos quais participaram cerca de oito mil militares de vários países, foram concluídos na quinta-feira (20), mas ambos os países determinaram a extensão da presença dos sistemas antiaéreos Patriot e dos caças-bombardeiros F-16.

O anúncio reavivou as preocupações sobre uma possível intenção de Washington de intervir de alguma forma no conflito interno da Síria, onde os grupos armados a partir do exterior sofreram sérios reveses nas últimas semanas.

A decisão, que introduz outro elemento de inquietude pela possível expansão do conflito sírio, havia sido revelada antes em Washington pelo presidente norte-americano, Barack Obama.

O destacamento que permanecerá na Jordânia inclui sistemas de mísseis Patriot, aviões de combate e apoio técnico e pessoal de comando, controle e comunicações, especificou o presidente.

Prensa Latina