Agência da ONU sobre drogas e crime lança informe mundial

Nesta quarta-feira (26), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançará simultaneamente, em diversas cidades do mundo, o Relatório Mundial sobre Drogas 2013. No mesmo dia, também é comemorado o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos. No Brasil, o lançamento será realizado na capital federal, Brasília.

Elaborado anualmente pelo UNODC, o documento reúne dados estatísticos e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilícitas em todo o mundo, incluindo produção, tráfico e consumo, servindo de referência para a implementação de políticas públicas por parte dos governos.

Nesta edição 2013, o Relatório Mundial sobre Drogas mostra que o uso de drogas ao redor do mundo tem se mantido estável, apesar de um leve aumento no número total estimado de usuários de substâncias ilícitas. O relatório também mostra preocupação com o uso combinado de medicamentos de prescrição e substâncias ilícitas.

Além disso, o relatório faz um alerta sobre a proliferação das Novas Substâncias Psicoativas (NSP), que não passaram por testes de segurança em humanos e podem ser bem mais perigosas que drogas tradicionais.

Essas substâncias não controladas são comercializadas abertamente como “drogas lícitas”, “químicos de pesquisa”, “adubo” e “sais de banho”, inclusive pela internet, dando uma impressão de legalidade e levando os jovens a acreditar que estão curtindo uma diversão de baixo risco.

Para divulgar o relatório, o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil realizará uma coletiva de imprensa em Brasília, às 10h, na sede da OPAS/OMS. Estarão presentes na coletiva o Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, além de representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), da Polícia Federal, do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Fonte: Unic-Rio