Em debate com dirigentes, PCdoB-SC pautou projeto político 2014

O Partido Comunista do Brasil de Santa Catarina reuniu no último sábado, dia 22, no Cambirela Hotel em Florianópolis, dirigentes estaduais, lideranças regionais e vereadores eleitos do PCdoB. A reunião discutiu o projeto político do partido para 2014, a construção partidária e as manifestações realizadas no país na última semana.

É nítida a compreensão de que uma chapa própria de deputados estaduais para o pleito do ano que vem é de suma importância para a sobrevivência partidária. “Não importa qual o cenário político que a correlação de forças nos impuser, o único caminho e certeza que temos é o da chapa própria”, declara Jucélio Paladini, presidente do PCdoB da capital.
 

 
A importância de um debate como esse, é um reflexo do amadurecimento do partido em compreender um novo momento do partido no cenário político estadual e nacional. Este é um projeto que prioriza a conquista de uma vaga na Câmara Federal, e manter a cadeira na Assembleia Legislativa. “Um projeto como o nosso é a mais pura demonstração que estamos preparados para os novos desafios que nos aguardam. Demonstra também que o país precisa de um PCdoB grande e forte. Por isso a campanha de filiação já está correndo em todos os cantos. Muitas lideranças importantes das lutas do povo tem dialogado com o partido, e confiantes olhamos pros desafios e afirmamos: estamos prontos!’’ completa Janete Ely, Secretária Estadual de Finanças do PCdoB/SC.
 
Sobre as manifestações no estado e no país, a avaliação é positiva, pois o direito de ocupar as ruas foi conquistado com muitas perdas também pelo PCdoB, que teve lideranças caçadas, presas, torturadas e assassinadas pela ditadura no Brasil. “O chão desse país foi lavado com o sangue de muitas guerreiras e guerreiros que lutaram por um país democrático e soberano. Se hoje podemos ir às ruas sem o receio da repressão é uma conquista sim. Precisamos, além de participar das manifestações, disputar a opinião política e dar mais consequência às manifestações, para não ser apenas modinha, do movimento pelo movimento. Somos uma juventude consequente que sempre esteve presente nas principais conquistas do povo Brasileiro, e agora não será diferente!” afirma Thays Campos, Presidenta Estadual da UJS.

Nos próximos meses, o PCdoB/SC deverá se concentrar seus esforços na organização e consolidação do partido nos maiores municípios, sem prejuízo da construção partidária em municípios menores. O Brasil vive num periodo de intenso debate político por grande parte da população, e o PCdoB que sempre esteve presente nos principais momentos políticos do país, neste, precisa disputar a opinião pública, na construção de um Brasil que avance em sua democracia, justiça social e soberania. 

Vander Rodermel, de Florianópolis