Colômbia e Otan assinam acordo de cooperação 

A Colômbia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) assinaram nesta terça-feira (25) um acordo para a troca de informação e “boas práticas” na luta antiterrorista e contra o narcotráfico. 

Juan Manuel Santos

O ministro de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, e o vice-secretário geral da Otan o embaixador, Alexander Vershbow, foram os encarregados de assinar o documento, relatou a agência Télam.

Leia também:
Colômbia assina acordo com a Otan na terça

O secretario do Estado da Colômbia explicou que o acordo “permitirá que as experiências do país sul-americano na luta contra o narcotráfico, o terrorismo internacional e outras capacidades desenvolvidas possam ser conhecidas por outros países que o requeiram”.

Diante das críticas de alguns países latino-americanos a Bogotá de querer pertencer a Otan dando as costas a outras organizações da região, Pinzón destacou que “está muito claro que a Colômbia não forma parte da Aliança”.

Neste sentido a porta-voz adjunta da Otan, Carmen Romero, indicou que “o documento de segurança assinado nesta terça (25) não outorga cargo de sócio [para Colômbia], mas de cooperação para interesses comuns”.

Por sua geografia e segundo o artigo 10 do Tratado de Washington, “A Colômbia não poderia ser nunca um país candidato à organização”, explicou a Telám.

No início de junho, os ministros de Defesa do Equador e do Brasil, María Fernanda Espinosa e Celso Amorim, respectivamente expressaram sua preocupação da aproximação da Colômbia com a Otan e anunciaram que será empreendido um amplo diálogo para tratar do assunto sobre os efeitos regionais esta aproximação possa gerar.

Fonte: Agência Andes