Palestino vencedor do "Arab Idol" é recebido com união nacional

Milhares de residentes da Faixa de Gaza esperaram, nesta segunda-feira (24), desde a madrugada, pela chegada da inspiração palestina de 23 anos de idade, o vencedor do concurso musical “Arab Idol” (Ídolo Árabe), Muhammad Assaf. "Este é um presente ao povo palestino, aos mártires que morreram na luta [contra Israel], aos presos e aos feridos", disse Assaf, que cantou e levou a causa palestina a todo o Oriente Médio.

Arab Idol - AFP

Desde o começo da manhã, as pessoas começaram a juntar-se para formar a letra M na passagem de Rafah, que liga a Faixa de Gaza com o Egito, na esperança de ver o ídolo palestino e embaixador da Boa Vontade (conforme indicação do presidente palestino Mahmoud Abbas) e expressar a sua felicidade pelo seu retorno.

Com as bandeiras da Palestina e do Líbano entre a multidão e pôsteres de Assaf pendurados nos edifícios, a passagem de Rafah, que é uma cidade na fronteira palestina, estava lotada enquanto as pessoas viam o evento como uma chance de receber aquele que foi descrito como o Foguete e o Herói pelo jurado do Arab Idol.

O membro do Fatah, partido governante da Cisjordânia, Abu Anza disse à agência palestina de notícias Wafa que Assaf foi capaz de alcançar o que os políticos falharam em fazer, que é a unidade das pessoas a favor de uma causa.

Outro membro do partido, Muhammad Irbei, da região central de Khan Younis (também na Faixa de Gaza), disse que a presença de milhares de palestinos para receber Assaf é uma mensagem a todos os políticos sobre a importância de finalizar a divisão que tem prejudicado a causa palestina.

O residente de Gaza, Muhammad Madi disse que a vitória de Assaf não era só dele, mas de todos os palestinos, assim como da sua causa justa.

A recepção de Assaf foi um exemplo paradoxal: os edifícios danificados e as paredes rachadas do campo e refugiados que continua a manter as marcas do último ataque israelense e o amor à vida que vibra dos pôsteres com o rosto de uma estrela, cujo sorriso cativou milhões em todo o mundo.

De acordo com Adullah Kamil, o representante oficial da Campanha Nacional de Apoio a Assaf, a jovem estrela ficará em Gaza por três dias, antes de voltar a Dubai (Emirados Árabes Unidos) para se preparar para o seu primeiro videoclipe.

Assaf deve retornar à Cisjordânia em julho, onde terá um encontro com o presidente da Autoridade Palestina, Abbas, depois de uma recepção oficial em Jericó, e também realizará um concerto em Jenin, Belém e Ramallah.

Fonte: Wafa
Tradução da redação do Vermelho