Jovens da UJS de Itabuna pedem melhorias no transporte público

Um dos movimentos presentes na reunião com o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, foi a União da Juventude Socialista (UJS), que chegou a fazer uma sugestão bem ousada ao administrador municipal. Representando a entidade, o estudante Thiago Fernandes sugeriu ao prefeito que os royalties do Pré-Sal para a educação, que Itabuna receberá em breve, cerca de R$ 5 milhões, sejam usados para custear o passe livre dos estudantes. O encontro aconteceu na terça-feira (25/6).

Sempre que o debate sobre o passe livre começa em Itabuna, os argumentos utilizados são de que o município não tem como custear o processo. A proposta de utilizar os royalties destinados à educação para custear o passe livre é inovadora, pois acende a necessidade de fazer bom uso do investimento.

O projeto que prevê a destinação de 75% dos royalties e 50% do fundo social do Pré-Sal pra educação foi aprovada ontem (25) na Câmara de Deputados, em Brasília, mas ainda precisa ser votada no Senado.

Sendo de forte pressão popular, a UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) protagonizaram essa luta em conjunto com entidades estaduais, a exemplo da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a UJS.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro