CINEfoot Tour se despede com filme sobre futebol e ditaduras
Eleito o melhor longa da edição carioca do CINEfoot Tour 2013, o documentário Memórias do Chumbo – O futebol nos tempos do Condor, de Lúcio de Castro, será exibido nesta segunda (1º de julho), no Recife.
Publicado 28/06/2013 15:41 | Editado 04/03/2020 16:56
Mauro Shampoo é um dos homenageados da mostra
A mostra encerra a programação do CINEfoot, que estava marcada para o dia 20 de junho passado, mas foi adiada em virtude da manifestação que tomou conta das principais ruas do centro da cidade naquele dia.
Com uma análise da relação entre o futebol e as ditaduras na América Latina nos anos 1970 e 1980, a produção foi eleita, no mês passado, o melhor longa da edição carioca do CINEfoot. O evento homenageará um dos personagens mais irreverentes do futebol, o pernambucano Mauro Shampoo.
A programação de filmes inclui ainda o curta carioca Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem, de Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle, e a produção espanhola Porque Há Coisas que nunca são esquecidas, de Lucas Figueroa.
O CINEfoot Tour 2013 é realizado com o apoio da Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco – Secopa PE e da Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Fundarpe.
Homenagem
Mauro Shampoo vestiu a camisa 10 do pior time do mundo, o Íbis, por dez anos. Durante todo o período foi autor de apenas um gol e sempre saiu de campo derrotado. No entanto, a relação de Mauro com o futebol é uma história de superação. Filho de uma família de 14 filhos, Mauro vendia pastéis na praia desde criança, onde jogou suas primeiras peladas com outros meninos de rua. A partir daí passou a ser convidado para competições particulares, chegando a jogar pelo time infantil do Náutico. Porém, como não foi aproveitado pelo clube, Mauro passou a trabalhar como cabeleireiro, quando ganhou o apelido de Shampoo, em homenagem ao filme homônimo de 1975.
Em 1980 surgiu a oportunidade de realizar seu grande sonho de ser jogador, defendendo o Íbis. “Eu me orgulho muito de ser conhecido como jogador do pior time do mundo. Era o pior, mas estou marcado na cultura pernambucana”, conta o atleta sobre sua fama. “Eu acho que esse reconhecimento que o CINEfoot está dando é uma coisa muito bonita, e eu gosto muito de ser lembrado dessa forma”, finaliza.
Balanço
Ao longo de sua programação, o CINEfoot Tour 2013 realizou homenagens e exibiu quase duas dezenas de filmes sobre o esporte que fala diretamente ao coração dos brasileiros. Além de Mauro Shampoo, receberam honrarias o comentarista esportivo Luis Cavalcante, o cineasta Jota Soares (1906 – 1988) e Almir Pernambuquinho (1937 – 1973). O festival começou na segunda-feira, dia 17 de junho, com exibição do documentário francês Rebeldes do Futebol. A sessão Dente de Leite obteve recorde de público, lotando o Cinema São Luiz com estudantes da rede pública estadual.
Itinerância
Após quatro anos sendo realizado no Rio e São Paulo, o CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol está viajando pelo país exibindo filmes de futebol durante a Copa das Confederações. Além do Recife, o CINEfoot Tour 2013 aconteceu em Brasília; Fortaleza; Belo Horizonte; Salvador e no Rio de Janeiro.
Copa 2014
O CINEfoot foi selecionado no Edital do Plano de Promoção para a Copa do Mundo recebendo a Chancela do Ministério do Esporte para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Serviço:
Encerramento do CINEfoot TOUR 2013 – Recife
Quando: 1º de julho 2013 (segunda-feira) – 19h
Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora 175 – Boa Vista)
Entrada Franca (Sujeita à lotação. Ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início de cada sessão)
Classificação: Livre
Programação
19h30 – Homenagem a Mauro Shampoo
Sessão de Curtas:
Mauro Shampoo – Jogador, cabeleireiro e homem, de Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle (RJ, 2005)
Porque há coisas que nunca são esquecidas, de Lucas Figueroa (Espanha, 2008)
Longa-metragem:
Memórias do chumbo – O futebol nos tempos do condor, de Lúcio de Castro (RJ, 2012)