DF terá 20 novos ônibus a cada duas semanas

A cada 15 dias, 20 novos ônibus da Expresso São José entrarão em circulação no DF – com previsão de entrega total da frota de 576 veículos em, no máximo, 120 dias-, segundo informações da empresa, ontem, durante solenidade em que foram disponibilizados 50 carros que começarão a rodar hoje na Estrutural.

"Até o momento recebemos 100 ônibus e, em duas semanas, a cidade de Brazlândia será, provavelmente, a próxima beneficiada. Ao todo, serão 467 ônibus básicos, 68 minis e 48 articulados, que estarão em plena circulação em, no máximo, 120 dias", informou o diretor da Expresso São Jose, Luciano Lopes.

A próxima empresa a entrar em operação será a Pioneira que, a partir de julho, trabalhará com 640 novos veículos e, de acordo com o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima, o cronograma de entrega será definido em reunião marcada para amanhã.

De acordo com Lima, durante a transição para o novo sistema de transporte, as linhas, os itinerários e os horários permanecerão os mesmos, e a única mudança será a introdução de novos ônibus.

Serão mais de 2.600 ônibus

"Esse processo será lento e gradual. Quando todos os 2,6 mil novos ônibus estiverem em circulação nas ruas, até o começo de dezembro, o sistema estará em pleno funcionamento, até mesmo a nova tecnologia", afirmou o diretor-técnico.

Durante a entrega dos 50 veículos ontem–entre efetivos e reservas– o governador Agnelo Queiroz reafirmou o compromisso de que todos os rodoviários estarão seguros em seus empregos e que a tarifa permanecerá a mesma.

"Além de não pretendermos aumentar o valor da tarifa, os usuários pagarão até menos por elas, pois, com o sistema de integração, será um único valor para chegar até o destino", afirmou Agnelo.

Ele afirmou, ainda, que o investimento não é só na renovação da frota, mas também na área de mobilidade urbana como um todo, com a reforma dos terminais rodoviários e pavimentação de 60% da malha viária do DF, além de outras medidas.

Expresso DF –

O governador lembrou a assinatura, na última quarta-feira (26), com a Caixa Econômica Federal, de documento que garante recursos para a construção do Expresso DF Oeste, que será construído assim que ficar pronto o Expresso DF Sul.

O sistema terá cerca de 43km de extensão de corredores exclusivos e utilizará veículos articulados -com capacidade para cerca de 160 passageiros-, e o tempo de viagem, que hoje é de 90 minutos, deve ser reduzido para 40 minutos.

Ao longo do percurso, serão instaladas 15 estações de embarque e 15 passarelas para maior segurança dos usuários, e o projeto também contempla terminais de integração com os ônibus convencionais e metrô.

Saiba a nova tabela de horários da Expresso São José na Estrutural para as linhas: 154.5, 154.7, 0.158, 158.1, 1582.2, 158.3, 158.4, 158.5, 158.6, 158.7, 158.8, 0.159

Governador apresenta mudanças no TJDFT

O governador do DF fez ontem uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), desembargador Dácio Vieira, para detalhar a transição que o sistema de transporte público enfrentará a partir de hoje.

"Fizemos uma grande licitação e serviremos de exemplo para todo o Brasil. Começamos amanhã a substituição da frota e, até dezembro, todo o transporte público do DF estará com ônibus novos", explicou Agnelo Queiroz.

A prioridade do governo, de acordo com o chefe do Executivo regional, é garantir trabalho para os funcionários das empresas que não vão permanecer no sistema público de Transporte.

"Queremos acompanhar de perto essa situação, pois estamos falando de 12 mil pessoas que trabalham em uma área sensível e que prestam um serviço essencial", complementou o governador.

Agnelo Queiroz adiantou, ainda, que muitos mecânicos contratados pelas antigas prestadoras do serviço serão qualificados para que sejam absorvidos em outras áreas das cinco novas empresas.

Participaram da exposição do governador: a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargadora Elaine Machado, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do DF, Eunice Carvalhido, e a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Ana Claudia Monteiro.

Pelo GDF, estiveram presentes o vice-governador Tadeu Filippelli, os secretários da Administração Pública, Wilmar Lacerda; de Transportes, José Walter Vasquez; o diretor do DFTrans, Marco Antonio Campanella; e o consultor jurídico da Governadoria, Paulo Guimarães.