Festa de São Pedro terá procissão de jangadas no Mucuripe

 

A Festa de São Pedro dos Pescadores termina neste sábado, 29 de junho, dia em que o santo é comemorado, encerrando os festejos juninos. Moradores da capital e visitantes podem aproveitar o clima da quermesse na área da igreja dedicada a ele e no calçadão da Beira-Mar.

Fazem parte do programa apresentações de quadrilhas e bandas de forró pé-de-serra, venda de comidas típicas e diversas brincadeiras tradicionais, como pescaria e argola. A Festa de São Pedro dos Pescadores se repete desde a década de 1930 e é encerrada com a tradicional procissão de jangadas, quando a imagem de São Pedro é levada sobre um andor para alto mar.

A Festa de São Pedro dos Pescadores, a igrejinha que leva o nome da festa e o seu entorno no Mucuripe representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza. O registro, proposto e legitimado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), com base na Lei Nº 9.347/2008, reconhece e protege a vivência coletiva do trabalho, a religiosidade, o entretenimento, as artes e diversas outras práticas sócio-culturais intangíveis e de valor inestimável.

A festa é realizada pela comunidade de pescadores com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza,

Programação

26 a 28/06 – Tríduo de orações na Igreja de São Pedro dos Pescadores, a partir das 18h, e quermesse popular no calçadão da avenida Beira-Mar, a partir das 19h;
29/06 – Missa campal dos pescadores, em frente à igrejinha de São Pedro dos Pescadores, a partir das 8h, seguida de procissão marítima de jangadas, apresentações artísticas (quadrilhas, danças típicas e forró), chegada das jangadas, agradecimentos a São Pedro pelos pescadores e retorno do andor do santo. O encerramento da festa será às 18h30min, com missa.

Mais informações: Fala Fortaleza 0800.285.0880

Com informações da Agência da Boa Notícia e Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura de Fortaleza