Mandela segue internado, mas apresenta 'grande resistência' 

Nota oficial do governo da África do Sul, divulgada neste sábado (24), informa que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 95 anos, continua com a saúde debilitada, mas apresenta "grande resistência".

A nota acrescenta ainda que Mandela, que está internado desde junho para o tratamento de uma recorrente infecção pulmonar, permanece em estado crítico, mas estável.

"Embora, às vezes, sua condição fique instável, os médicos indicaram que o ex-presidente tem demonstrado grande capacidade de resistência e sua condição tende a se estabilizar, como resultado do tratamento médico", afirmou o governo.

Mandela se tornou o primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente em eleições livres de restrições raciais em 1994, que marcaram o fim do regime do apartheid. Ele passou 27 anos na prisão durante o regime da minoria branca, incluindo 18 anos na notória colônia penal da Ilha Robben.
Sua infecção pulmonar remonta ao tempo em que era prisioneiro na ilha varrida pelo vento, onde ele e outros prisioneiros eram forçados a trabalhar em uma pedreira de calcário. 

Fonte: G1