Cuba homenageia Nelson Mandela na ONU

Cuba destacou na última quinta-feira a figura do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela como um símbolo da resistência para os revolucionários no combate à opressão e pela justiça, a solidariedade, o progresso e o desenvolvimento sustentável para todos.

Trata-se do maior lutador contra o apartheid e um querido amigo de Cuba, afirmou o representante da ilha caribenha na ONU, Oscar Leon, ao falar em uma homenagem ao líder antirracista por motivo de seu 95º aniversário.

O diplomata recordou quando o líder da Revolução cubana, Fidel Castro, identificou Mandela como exemplo de um homem absolutamente íntegro, firme, valente, heroico, sereno, inteligente e capaz.
E reafirmou que “o povo cubano tem a imensa honra de ter contribuído modestamente para a luta contra o apartheid”.

Leon assegurou que a ajuda cubana foi fruto do apego aos princípios de solidariedade e internacionalismo que caracterizam a Revolução cubana e porque assim a ilha “saldava a dívida histórica com os 300 mil escravos que foram levados à força desde a África”.

O diplomata cubano reconheceu o trabalho do dirigente africano para levar seu povo pelo caminho da paz e da reconciliação e assentar as bases para construir um pujante país e seu empenho pela integração da África, o desenvolvimento de seus países e o bem-estar dos povos.

“Nosso coração está hoje com Mandela, sua família e o povo sul-africano, com o profundo desejo de que o querido Madiba possa superar os problemas de saúde que agora enfrenta”, expressou.

Com Prensa Latina