Fidel Castro elogia Ortega e líderes reunidos em Manágua

O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, enviou uma carta ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, na qual afirma que o talento também brilha entre os líderes que se reencontraram em Manágua. Leia o texto, traduzido pela Prensa Latina
 

Querido Daniel: 

Com muita satisfação acabo de escutar suas excelentes intervenções na 8ª Cúpula de Petrocaribe. Foi muito justo que a sede dessa reunião tenha correspondido à Nicarágua, um país que foi capaz de superar o turbulento golpe do império durante o governo de um dos farsantes mais ignorantes e cínicos escolhido pela oligarquia dos Estados Unidos.

Com dinheiro de drogas e de armas, tirou das prisões da Venezuela o principal terrorista do grupo formado pela CIA para destruir em pleno voo o avião cubano de passageiros com 73 pessoas a bordo, entre elas, os jovens cubanos que acabavam de ganhar o Campeonato Centro-americano de esgrima.

Em vários povos de Nossa América, como Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Panamá, México e outros, deixaram suas impressões sangrentas os assassinos pagos pelos Estados Unidos.

Seria interminável incluir nesta mensagem a enorme quantidade de crimes e roubos que no resto do mundo levaram a cabo os governos e as forças repressivas do império e seus cúmplices bastardos.

A você Daniel, e a Rosário, desejo parabenizar pela formidável reunião de hoje.

Não posso deixar de mencionar, um dia como este, a voz sincera, valente e clara de Nicolás Maduro, um homem de pura estirpe operária, modesto, honrado e pobre, que nunca quis cargo algum e hoje se entrega a cumprir o dever posto em suas mãos pelo inesquecível Hugo Chávez, líder da Revolução Bolivariana, quando a casualidade da vida impediu que continuasse dedicando cada minuto, cada segundo, ao que hoje constitui o mais nobre sonho da humanidade.

Maduro tem demonstrado o talento, integridade e energia que o grande líder supôs nele.

O talento brilha também entre os líderes que se reuniram em Manágua. Estou seguro que eles junto à Pátria de Bolívar e associados a ela, lutam pelo direito de seus povos à saúde, à educação, ao desenvolvimento e ao bem-estar material e moral.

Não posso concluir estas palavras sem expressar minha simpatia por Rafael Correa, Presidente do Equador, que neste exato momento, quando o império ameaça com guerras e o possível uso de armas sofisticadas contra a República Popular da China e a Federação Russa – duas poderosas nações que nunca foram potências coloniais e hoje são vítimas de atitudes ameaçadoras dos Estados Unidos – repudiou energicamente as ameaças do Presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, caso concedesse o asilo político pedido ao Equador por Edward Snowden.

Um comunicado da Presidência da República expressa: "O Equador não aceita pressões nem ameaças de ninguém, e não negocia com os princípios nem os submete a interesses mercantis por mais importantes que sejam".

Felicidades a todos, Daniel. Para você e Rosário um forte abraço.

Hasta la victoria sempre! Como diria nosso Comandante Hugo Chávez.

Fidel Castro Ruz

29 de Junho de 2013

23h21