Jandira defende agenda sobre marco regulatório da comunicação  

Em meio às discussões e votações de propostas que atendam as reivindicações das manifestações de rua, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), destacou, em discurso na Câmara, a necessidade de que a agenda sobre a democratização da comunicação seja enfrentada pelo Governo e pelo Congresso. “Acredito que o Congresso Nacional precisa responder esta pressão absolutamente legítima da sociedade brasileira”, afirmou.

Para Jandira, “o Governo brasileiro precisa sair da defensiva nesse tema e precisa mandar para cá (Congresso Nacional) o Marco Regulatório da Comunicação”, disse, enumerando outras matérias de importância para votação como a Lei do Marco Civil da Internet e a regionalização da produção cultural, artística e jornalística.

Na avaliação da parlamentar, “esse é um momento agudo da sociedade brasileira e que precisa da nossa atenção. Há uma agenda em disputa na sociedade brasileira. A mídia disputa essa agenda, os setores de direita disputam essa agenda, o conservadorismo disputa essa agenda e nós da Esquerda também disputamos essa agenda”.

Mas, segundo ela, “a Esquerda está no Governo e disputar essa agenda significa realizar, significa executar, significa disputar uma agenda de voto dentro do Congresso Nacional, significa colocar em prática o que sempre defendemos, significa avançar para uma agenda estruturante no Brasil e uma agenda de reformas estruturantes”.

Segundo ainda a deputada, as bandeiras apresentadas nas manifestações de rua são “absolutamente justas que exigem respostas de todos”, citando as reivindicações do povo por mais qualidade no atendimento dos serviços público, notadamente nas áreas de saúde, educação e transporte público.

Ela destaca ainda, como importantes demandas da sociedade e que exige resposta do governo o respeito à diversidade humana, à pluralidade, contra o fundamentalismo de qualquer tipo e por um Estado laico. E, para ela, o que é fundamental no Brasil, a democratização da comunicação.

Da Redação em Brasília