Coreia Popular reiniciará diálogo com Sul sobre Kaesong

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) informou nesta quinta-feira (4) que reiniciará o diálogo com a Coreia do Sul sobre a reabertura do complexo industrial de Kaesong, fechado desde abril, após a tensão militar criada na região com os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e seu satélite, a Coreia do Sul, e os testes nucleares feitos pela RPDC.

O ministério sul-coreano da Unificação declarou que as negociações serão realizadas no sábado (6) na região fronteiriça de Panmunjon.

Na quarta-feira, a Coreia do Norte restabeleceu a linha telefônica direta com o Sul e anunciou que permitirá que empresários sul-coreanos visitem Kaesong, situado a 10 quilômetros da fronteira em território norte-coreano.

Segundo informações do ministério da Unificação, três funcionários de cada parte deverão reunir-se em Panmunjon no sábado (6), disse o porta-voz Kim Hyunh-Seok. "As duas partes vão poder negociar a questão de como verificar as instalações e o equipamento e a questão da reabertura do distrito industrial de Kaesong", disse Kim.

Os últimos planos para manter negociações de alto nível no mês passado entre as duas partes fracassaram por um problema de protocolo.

A atividade das 123 empresas sul-coreanas presentes em Kaesong foi interrompida depois que Pyongyang retirou seus 53 mil funcionários no dia 8 de abril.

Com agências