Geraldo e Luciano recebem líderes da UEP e UNE, na PCR

Melka Pinto, presidenta eleita da UEP – União dos Estudantes de Pernambuco, e Ivson Araújo, vice-presidente regional da UNE – União Nacional dos Estudantes, foram recebidos nesta terça-feira (02) pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio; pelo vice-prefeito Luciano Siqueira e pelo secretário de Governo e Articulação Social, Sileno Guedes, na sede da Prefeitura, no Cais do Apolo.

A visita dos líderes estudantis teve como mote principal convidar os representantes do governo da cidade a participarem do ato de posse da nova direção da UEP, que acontece nesta quinta-feira (04), a partir das 18h, no campus da UPE – Universidade de Pernambuco. O convite foi aceito e em princípio a presença do prefeito, garantida, salvo por mudanças na agenda.

Ao mesmo tempo em que convidou os gestores públicos para a posse da nova direção da entidade, em breve discurso, Melka Pinto, representando outros jovens estudantes presentes ao encontro, reafirmou as bandeiras de luta da juventude universitária de Pernambuco, entre as quais se destacam a melhoria da educação, com ênfase ao ensino público universal e de qualidade, e a adoção do passe livre estudantil nos transportes coletivos para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e para os prounistas municipais.

Sobre essa questão, a presidenta eleita da UEP enfatizou as razões da luta das entidades estudantis pela adoção do passe livre. Segundo ela, a maioria dos estudantes é pobre e, por isso, tem de trabalhar e estudar. Quando isso não é possível em virtude da grade curricular e da carga horária de alguns cursos, muitos realizam seus cursos as expensas de suas famílias, em cujo orçamento o item transporte passa a ter um peso significativo.

O vice-presidente regional da UNE, Ivson Araújo destacou o papel das entidades estudantis, sindicais e do movimento social organizado nas manifestações ocorridas em todo o País, nas últimas semanas. Segundo ele, o fato de a juventude e o povo em geral ocuparem as ruas para reivindicar seus direitos representa para a UNE e a UEP “um elemento novo e extremamente positivo”.

Por sua vez, o prefeito Geraldo Julio manifestou a “felicidade” de receber os jovens líderes do movimento estudantil de Pernambuco e do Brasil. Sobre as recentes manifestações populares, ele disse que as vê “com muito entusiasmo”, considerando esse um momento muito importante para o fortalecimento das instituições.

“Sendo essa uma das expressões de descontentamento da população que está nas ruas, uma rejeição à política em geral, aos partidos e às instituições políticas esse é um momento muito importante para fortalecer essas instituições e, ao invés de negá-las, o movimento nas ruas contribui para fortalecê-las. Nós governamos o Recife pela força do voto, através dos partidos e da luta política”, afirmou Geraldo.

O gestor da capital pernambucana ressaltou ainda a importância de valorizar cada vez mais entidades como a UNE e a UEP, bem como os sindicatos, as organizações comunitárias no atual momento do País. Ele disse ainda aos estudantes que considera a pauta da juventude estudantil “muito justa”, enfatizando que é compromisso do seu programa de governo instituir o passe livre para alunos do 6º ao 9º período do ensino fundamental e dos prounistas municipais. Geraldo disse aos líderes estudantis que a medida está em estudo pela prefeitura. A iniciativa vai beneficiar 14.900 alunos.

Fonte Site de Luciano Siqueira