Governo sul-africano confirma estado de saúde crítico de Mandela

O governo sul-africano desmentiu rumores que diziam que o ex-presidente Nelson Mandela se encontra em estado vegetativo e confirmou que sua situação de saúde é crítica, porém estável.

A nota oficial difundida na quinta-feira (4) à noite explicou que Madiba, como Mandela é carinhosamente chamado na África do Sul, está em estado crítico, mas estável, e os doutores desmentem que esteja em estado vegetativo.

O porta-voz do governo, Mac Maharac, citado pela agência sul-africana de notícias SAPA, informou que Mandela, Prêmio Nobel da Paz de 1993, é atendido 24 horas por dia por uma equipe de especialistas médicos, enfermeiras, paramédicos e outros profissionais de saúde.

Em declarações à imprensa, Denis Golberg, companheiro de luta de Mandela, disse que quando visitou o herói nacional sul-africano há quatro dias, ele estava "claramente consciente".

Mandela, de 94 anos, está internado em um hospital de Tshwane (Pretória) desde 8 de junho, em consequência de uma infecção pulmonar recorrente, contraída durante os 27 anos de prisão aos quais foi submetido durante o regime racista do apartheid.

Tanto o presidente sul-africano, Jacob Zuma, como os familiares de Madiba agradeceram o mundo pelas várias manifestações de carinho e amor com Mandela, convertido em 1994 no primeiro presidente negro da história deste país africano.

Fonte: Prensa Latina