SSA: Caminhada lembra o Dia do Cooperativismo no domingo (7)

Comemorado neste sábado, dia 6, o Dia Internacional do Cooperativismo deste ano terá como tema Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise. Definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o tema tem o propósito de destacar o crescimento das cooperativas na economia mundial.

Na Bahia, para marca a data, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e o Sescoop/BA (Serviço Nacional do Cooperativismo do Estado da Bahia) promovem a I Caminhada Cooperativista, a realizar-se no domingo (7/7), partir das 7h30, no Dique do Tororó, em Salvador.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo escolheram o sistema cooperativo como meio de organização, fundamentado em princípios como adesão voluntária e livre, gestão democrática, intercooperação e autonomia para a prosperidade conjunta. A consagração do modelo foi reconhecida pela ONU que, no ano passado, declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.

No estado, o cooperativismo ganhou força pela promulgação da Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo (Lei 11.362, de 26 de janeiro de 2009), quando foi criado também o Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

“O Governo da Bahia instituiu a política estadual de apoio ao cooperativismo, definindo atribuições e obrigações para o estímulo, a valorização e o tratamento adequado ao cooperativismo, pela sua importância social, econômica e de fortalecimento da democracia”, observa o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, presidente do Conselho.

Publicações

Para aumentar a consciência pública a respeito destas organizações, promover o seu crescimento, fortalecimento e incentivar governos a estabelecerem políticas, leis e regulamentos que proporcionem a evolução e manutenção das cooperativas, o Governo do Estado, por meio da Setre e da Superintendência de Estudos Econômicos (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), acaba de lançar a revista Bahia Análise & Dados com o tema cooperativismo.

O lançamento da publicação, que atende demanda do Cecoop, aconteceu nesta-sexta-feira, dia 5, na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em Cruz das Almas.

A revista, que reúne 16 artigos sobre o tema, está dividida em quatro seções: a primeira trata das questões teóricas, históricas e legais; a segunda reúne artigos sobre as articulações, crédito e gestão das cooperativas; a terceira seção é exclusiva sobre economia solidária e a última seção da revista reúne quatro estudos de caso de cooperativas na Bahia.

Em um outro estudo, desenvolvido pelo Observatório do Trabalho e com lançamento previsto para este mês de julho, é traçado o perfil das cooperativas baianas. Ano passado, a Setre também lançou o Catálogo das Cooperativas da Bahia, com nome, endereço e telefones das cooperativas baianas. A tiragem foi de 2.500 exemplares, com distribuição gratuita.

Cooperativismo no Brasil – No Brasil, de acordo com o Relatório 2012 da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), 10,4 milhões de pessoas estavam associadas a uma cooperativa em dezembro de 2012, um aumento de 4% na comparação com o ano anterior, o que corresponde a aproximadamente 370 mil novos associados.

No último ano, o cooperativismo gerou 304 mil empregos diretos em todo o Brasil, número 2,7% superior ao verificado em 2011, e injetou R$ 8 bilhões na economia nacional, apenas com o pagamento de salários e benefícios ao trabalhador.

Dados da OCB mostram que o número de cooperativas manteve-se estável nos dois últimos anos: 2012 com 6.587 cooperativas e 2011 com 6.586. As cooperativas brasileiras atuam em 13 ramos de atividade econômica: crédito, agropecuário, transporte, dentre outros. Em exportações, o cooperativismo registrou US$ 6 bilhões, sendo 98% da agropecuária.

Fonte: SETRE