Grupos de solidariedade intensificam ações por Cuba nos EUA

A 24ª Caravana da Amizade Estados Unidos-Cuba, organizada pelo agrupamento interreligioso IFCO/Pastores pela Paz, iniciou nesta segunda-feira (8) seu giro simultâneo por meia centena de cidades estadunidenses. 

Esta iniciativa é o resultado do esforço de uma diversidade de pessoas, de todos as cores e idades, que chegam de todos os rincões da União Americana, aglutinados no amor e no respeito que temos pelo povo cubano, disse à Prensa Latina via Facebook, Manolo dos Santos, integrante do grupo.

Ele explicou que este é um novo desafio contra o bloqueio econômico, financeiro e comercial que por mais de cinco décadas as diferentes administrações estadunidenses impuseram ao povo cubano.

Serão percorridas cidades – disse – "desde Los Angeles a Nova York, de Washington a Seattle, além dos eventos previstos em Vancouver e Toronto, no Canadá, e na capital mexicana.

Também "queremos ressaltar a participação entre os caravanistas de membros de Occupy Sandy, a organização dos indignados que atenderam as vítimas do furacão Sandy na área de Nova York e da Causa Justa, grupo na vanguarda das lutas em favor dos imigrantes na Califórnia", destacou o ativista.

Ressaltou igualmente a presença de integrantes do comitê de solidariedade de Vancouver, assim como do movimento de Igrejas pela Paz do México.

"Esperamos que esta caravana continue sendo um espaço para criar laços entre as igrejas e movimentos sociais de nossos países", pontuou De Los Santos, residente em Nova York.

Prensa Latina