Jandira defende juventude nas ruas em 17º Congresso da UEE-RJ

A deputada federal Jandira Feghali reafirmou a importância da participação da juventude nas lutas sociais, principalmente nas mobilizações populares que tomaram as ruas de capitais do País nas últimas semanas. Em discurso durante o 17º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE/RJ), em Petrópolis, Região Serrana do Rio, a parlamentar ressaltou o envolvimento espontâneo dos jovens.

Jandira defendeu ida de juventude às ruas e cobrou marco regulatório da Comunicação. Foto: Pedro Rocha

“Essa geração que vai para as ruas é uma juventude diferente, pois ela já entra com conquistas alcançadas. De fato, a última década dos governos Lula e Dilma possibilitou muitas mudanças, mas essa geração que reivindica nas ruas está buscando mais. Porque direitos vão gerando mais direitos”, discursou.

O congresso contou com cerca de mil estudantes do Rio de Janeiro, que enfrentaram o frio petropolitano durante três dias com objetivo de debater o futuro da juventude fluminense. Além das manifestações nas ruas e seus desdobramentos, o evento pôs em pauta bandeiras de luta da UEE como royalties do petróleo e do fundo social do Pré-Sal para Educação, além de 10% PIB para a área e o plebiscito para reforma política.

A deputada também chamou a atenção para a fiscalização do ensino educacional privado e a defesa do Estado laico, da pluralidade e diversidade através do Marco Regulatório da Comunicação: “Há pelo menos quatro razões que justificam um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil. Uma delas é a ausência de pluralidade e diversidade na mídia atual, que esvazia a dimensão pública dos meios de comunicação e exige medidas afirmativas para ser contraposta”, explicou.

A presidenta da União Nacional do Estudantes (UNE), Virginia Barros, lembrou que o monopólio das mídias faz com que as manifestações populares tome outros rumos: “A elite tenta se organizar e influenciar a opinião pública através dos veículos mais conservadores da impressa tradicional do nosso país, escondendo o rumo progressista das manifestações que tomam as ruas do Brasil”, afirmou.

Também participaram do congresso os deputados federais Glauber Rocha (PSB/RJ), Alessandro Molon (PT/RJ), o ex-presidente da UEE, Igor Mayworm e da UNE, Daniel Iliescu, além de lideranças locais e representantes de movimentos sociais.

Fonte: página da internet da deputada Jandira Feghali