Copom começa nesta terça-feira reunião para definir taxa de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza de terça-feira (9) a quinta-feira (11) reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic.

 A mediana das expectativas (que desconsidera os extremos nas projeções) de instituições financeiras é que a Selic volte a ser elevada em 0,5 ponto percentual, como ocorreu na reunião anterior, em maio. Em abril, o Copom elevou os juros básicos em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 8% ao ano.

O BC voltou a elevar a taxa básica este ano devido ao aumento da inflação. Quando os preços estão em alta, o Copom aumenta a Selic para conter a demanda por bens e serviços e estimular a poupança. Com isso, a tendência é que a inflação ceda. Mesmo assim, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar acima do centro da meta (4,5%), mas dentro do limite superior (6,5%). De acordo com expectativas do mercado financeiro, o IPCA deve fechar este ano em 5,81%. A previsão do BC é 6%. Em 12 meses encerrados em junho, o IPCA chegou a 6,7%.

Fonte: Agência Brasil