Inácio Arruda cobra esclarecimentos sobre espionagem americana

Ao abrir a sessão do Plenário na tarde desta segunda-feira (8), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) manifestou indignação com a suposta espionagem que o governo dos Estados Unidos teria realizado no Brasil. Segundo notícia publicada pelo jornal O Globo, documentos vazados pelo ex-agente da National Security Agency (NSA) Edward Snowden apontam que equipes da agência e da CIA teriam trabalhado em conjunto em Brasília para monitorar as comunicações eletrônicas e telefônicas dos brasileiros.

Na presidência da sessão, Inácio cobrou da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) “providências imediatas” em relação às denúncias. E disse que “esse episódio mexe com o Estado brasileiro, mexe com a nossa soberania”.

Audiência Pública

Mais cedo, os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Ana Amélia (PP-RS) apresentaram, na Comissão de Relações Exteriores, requerimento para que sejam convidados para uma Audiência Pública, representantes do governo brasileiro para tratar das revelações de ações de espionagem dos Estados Unidos no Brasil.

Serão convidados o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira; o ministro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota; e o ministro da Defesa, Celso Amorim, além do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon.

Para Inácio, o fato é absolutamente grave e exige resposta imediata do governo e, especialmente, do Parlamento brasileiro e classificou o episódio como “inadmissível”.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)