Assis Melo convoca trabalhadores para mobilização do dia 11

Na manhã desta quarta-feira (10), véspera do Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Greves, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região esteve na empresa Sanmartin promovendo mais uma assembleia nessa segunda fase de lutas e mobilizações, iniciada nesta semana. 

Cerca de 250 trabalhadores do turno da manhã ficaram paralisados por cerca de 1 hora para ouvir o presidente licenciado do Sindicato, o deputado federal Assis Melo, que está na cidade para acompanhar de perto esse momento da Campanha Salarial 2013.

Durante a primeira etapa de luta e mobilizações, os patrões melhoraram o índice proposto, que na segunda rodada de negociações, ocorrida no dia 21 de junho, foi de 6, 95% (apenas a reposição da inflação) e que agora é de 9,5%. Este aumento demonstrou que a classe patronal teme a força e a capacidade de organização da categoria metalúrgica. “Isso aconteceu graças a mobilização da categoria junto com o sindicato e a perspectiva de uma grande manifestação de rua”, comentou Assis.

“O Brasil não é o mesmo depois das manifestações de junho, vamos seguir nesse movimento. Precisamos lutar. Não existe avanço sem luta, é histórico isso. Por isso, vamos às ruas, exigir mais respeito a quem trabalha. Vamos exercer esse direito democrático com firmeza, coragem e vontade de avançar. Quando o povo se levanta é que ocorrem as mudanças”, convocou ele.

Assis Melo também enfatizou a importância da participação da categoria na assembleia geral que acontece no próximo sábado, 13, para decidir qual os rumos da campanha salarial e discutir e votar o valor de 9,5% de aumento no dissídio proposto pela patronal. “Vamos fazer desta assembleia a maior assembleia da história do sindicato”, comentou.

Fonte: Ascom do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região