Chico Lopes exalta ato unificado dos trabalhadores

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) destaca a importância do ato unificado que acontece nesta quinta-feira, 11/7, na Praça do Ferreira, em Fortaleza, como parte das atividades nacionais do Dia de Lutas com Greves e Mobilizações. Para Chico Lopes, trata-se de uma grande oportunidade de manifestação e reflexão sobre o momento vivido pelo Brasil, com pautas populares e concretas, na defesa de avanços para os trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho, para 40 horas semanais.

"É um dia importante para reafirmar a presença dos trabalhadores nas ruas e na luta por um País melhor, com clareza do que está em jogo neste momento em que o Brasil precisa avançar, com mais democracia, menos juros, mais desenvolvimento, melhorias nos serviços públicos e na infraestrutura, mais emprego e renda, fim do fator previdenciário, mais direitos para os trabalhadores, e não com a tentativa de retorno das forças conservadoras", afirma Chico Lopes.

"As centrais sindicais estão unificadas em torno do significado político deste momento e da luta por bandeiras importantes, como a redução da jornada de trabalho, que vai garantir mais qualidade de vida para os trabalhadores e mais empregos", ressalta o deputado.

Segundo os organizadores, cinco mil pessoas são esperadas no ato político em Fortaleza. Os manifestantes deverão sair em caminhada, da Praça do Ferreira até a sede do Banco Central, onde haverá manifestação contra a elevação dos juros.

Em nível nacional, o Dia de Lutas articulado por oito centrais sindicais brasileiras tem o apoio de diversas frentes dos movimentos sociais e apresenta uma pauta em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Com o lema “Pelas Liberdades Democráticas e Pelos Direitos dos Trabalhadores!”, o ato unificado buscará defender direitos conquistados e lutar por mais avanços.

Pautas específicas no Ceará

Além das bandeiras unificadas em todo o país, no Ceará também serão apresentadas pautas específicas. “Lutaremos pela redução da tarifa do transporte público, em defesa de uma maior mobilidade urbana e ainda contra a remoção de famílias no entorno do estádio Castelão. Além disso, as diversas frentes dos movimentos sociais também terão espaço para apresentar suas demandas individuais”, informou ao Portal Vermelho Luciano Simplício, presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará.

Unidade e luta

O líder sindical destaca a importância do momento histórico em que o país vive e a unidade dos movimentos sociais para garantir avanços para a classe trabalhadora. “Vivemos uma fase de consolidação do estado democrático, com o povo nas ruas clamando por mais avanços. As mudanças só acontecem com luta e mobilização. Nossa manifestação irá apresentar as pautas da classe trabalhadora, bandeiras nossas que já são defendidas há muitos anos. Agora lutaremos por avanços”, defendeu o sindicalista.

O presidente da CTB-CE também enaltece a unidade entre as centrais sindicais em torno de pontos em comum. “Esta é uma união histórica e nossa parceria não será restrita ao dia 11 de julho. Já estamos pensando em novas mobilizações para depois do Dia Nacional de Paralisações, sempre focando no sentido de garantir avanços para a classe trabalhadora”, enfatizou Simplício.

Bandeiras de luta

– Pelo fim do Fator Previdenciário;

– 10% do PIB para a Saúde;

– 10% do PIB para a Educação Pública Brasileira;

– Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários;

– Valorização das aposentadorias;

– Transporte público de qualidade;

– Reforma agrária;

– Mudanças nos leilões do Petróleo;

– Rechaço ao Projeto de Lei 4330, sobre terceirização

Centrais Sindicais

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-CE)

Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Força Sindical

União Geral dos Trabalhadores (UGT)

CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular

Nova Central

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)