Sem categoria

Educação: Vetor de desenvolvimento e de combate às desigualdades 

Ao longo de sua história, o Brasil forjou uma cultura original, base de uma civilização flexível, criativa, aberta e assimiladora. A educação é um dos agentes reativos desse cenário, que se por um lado impulsiona a sua transformação, por outro ensina a entender esse universo. Desse modo, investir em educação torna-se essencial para o avanço da sociedade.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 

Ouça também:
Reforma Urbana: Por que o Brasil precisa de cidades mais humanas?
Reforma Agrária: A luta pela terra faz parte da luta política

Neste mês de Julho, a Rádio Vermelho transmite especiais sobre a centralidade das reformas democráticas. Para refletir sobre o papel da educação no desenvolvimento do país conversamos com a professora de história, Valéria Leão; a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Madalena Guasco; a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virginia Barros; e o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), André Tokarsaci. 
 
Para todos os convidados, as reformas democráticas, especialmente a da educação, se converte em um esforço para democratização da sociedade brasileira. Segundo eles, a reforma da educação é estratégica para o desenvolvimento e fator central para a superação das desigualdades. 
Em reflexão, durante o programa Palavra do Presidente da Rádio Vermelho, Renato Rabelo, presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), explicou que a reforma da educação, bem como as demais reformas (da mídia, tributária, agrária, urbana e política) são questões de primeira ordem na luta política.

O dirigente comunista destacou que “o Brasil ainda possui problemas graves para. Precisamos realizar as reformas estruturais, que são os grandes desafios de nossa nação. E o PCdoB entende a educação com um vetor central nessa jornada”.

Ouça o especial na íntegra na Rádio Vermelho