Sem categoria

Rádio Vermelho apoia a luta pela democratização da comunicação

Desde maio deste ano, os movimentos sociais estão em luta por uma nova regulamentação dos meios de comunicação, por uma mova lei que democratização o setor e pela universalização das tecnologias digitais. Nesse de julho, a Rádio Vermelho transmite especiais sobre as reformas democráticas, nesta edição entenda por que democratizar os meios de comunicação é importante.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 

Para refletir sobre o que significa democratizar os meios de comunicação, a Rádio Vermelho ouviu o pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Laurindo Leal Filho, e o editor do Portal Vermelho e secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho.

Ouça também:
Educação: Vetor de desenvolvimento e de combate às desigualdades
Reforma Urbana: Por que o Brasil precisa de cidades mais humanas?
Reforma Agrária: A luta pela terra faz parte da luta política

Para os intelectuais, a luta pela democratização dos meios de comunicação é a luta pelo aprofundamento da democracia. Além disso, eles defendem que esta luta é uma questão estratégica para o desenvolvimento nacional.

Quero falar também!

Com o objetivo de reforçar as fileiras dessa luta e garantir a voz e o direito de informar e de ser informado, em maio de 2013, foi lançada a Campanha para Expressar a Liberdade, apoiada por cerca de 40 entidades da sociedade civil e que encabeçam a campanha para a construção de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Comunicação Democrática no Brasil (PlipCom).

De acordo com informações do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o projeto dispõe sobre os serviços de comunicação social eletrônica, televisão e rádio. E que a proposta também observa a execução dos artigos nunca regulamentados do capítulo 5 da Constituição Federal Brasileira, que trata da Comunicação Social (Art. 220 a 224).

Ouça na Rádio Vermelho mais um especial sobre as reformas democráticas: