Dilma: Ninguém pode abrir mão do direito à privacidade

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (12), em Montevidéu, no Uruguai, durante entrevista após participar XLV Reunião de Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que o Brasil, como uma nação soberana que tem o dever proteger os seus cidadãos, merece todos os esclarecimentos sobre as denúncias de suposta espionagem praticada por órgãos de inteligência norte-americanos.

Dilma

“É necessário que haja uma discussão a respeito da segurança por que, veja bem, eu sou amplamente a favor e defendo com unhas e dentes as redes sociais como uma das maiores conquistas para a liberdade, a livre manifestação e a democratização de todas as posições. Agora, é fundamental que isso não signifique invasão da privacidade por Estados. Eu não estou falando da discussão entre indivíduos. Agora, o Estado não pode usar isso como forma de ser o “grande olho”, o “grande irmão”, aquele que fiscaliza tudo, que vê tudo, que sabe tudo e que inibe as pessoas (…) Ninguém pode abrir mão de direitos que são a base da democracia e um deles é o direito individual à privacidade”, disse.

Na entrevista, Dilma voltou a se solidarizar com o presidente da Bolívia, Evo Morales, que foi impedido por alguns países europeus de fazer escala no retorno de viagem à Rússia no início do mês. Ela também falou sobre o retorno do Paraguai ao Mercosul a partir de agosto.

“Nós tomamos, primeiro, uma decisão a respeito da questão relativa à volta do Paraguai. A partir do dia 15, com a posse do presidente Horacio Cartes, nós temos todas as condições de receber o presidente Horacio Cartes, e o Paraguai, portanto, de volta ao Mercosul. E todos nós nos comprometemos a comparecer à posse do presidente Horacio Cartes”, afirmou.

Veja aqui

Fonte Blog do Planaldo