Jundiaí conquista Jogos Regionais

O primeiro lugar do pódio dos Jogos Regionais está de volta para Jundiaí. A conquista da cidade em Votorantim foi oficializada neste sábado (13). Na classificação geral, Jundiaí fez 323 pontos, com 92 de vantagem para a segunda colocada. Sorocaba fez 231, seguido por Itu com 230.

jun - Dorival Pinheiro Filho (PMJ)

Mesmo com a mudança de regulamento dos Jogos, a cidade conquistou o título, faturando 101 medalhas de ouro, 54 de prata e 39 bronze – total de 194. Depois de 13 títulos consecutivos, Jundiaí havia perdido para Sorocaba em 2012 e este ano volta a soltar o grito de é campeão.

Em 2013, o regulamento da competição (se aplica também aos Jogos Abertos) foi alterado pelo Governo do Estado de São Paulo. A disputa acontecerá apenas na categoria livre. Outra novidade foi a liberação da participação de atletas federados na competição. Desta forma, o competidor com vínculo a uma federação poderá ser inscrito por qualquer cidade sem restrições – o que era proibido nas últimas edições.

“Quero parabenizar todo o pessoal envolvido, atletas, professoras, merendeiras, equipe de transporte, seguranças, manutenção, médico e fisioterapia. Investir na base é uma preocupação do governo Pedro Bigardi e vamos continuar com este trabalho. Em 2015, queremos fazer uma grande festa na nossa cidade, com envolvimento de toda a comunidade”, disse o secretário adjunto de esportes, Cristiano Lopes.

Marco Antônio Fernandes, o Pirica, foi o chefe da delegação campeão em 2013. “Nos preocupou a mudança de regulamento, de credenciamento e exigiu muito de toda a chefia. A gente se superou e participei de uma equipe muito unida. Saio com a alma lavada e muito orgulhoso de ter feito parte disso”, disse Pirica, que foi auxiliado por Petrus Esteves Teixeira.

A técnica Rita Orsi, 16 vezes seguidas campeã do handebol nos Jogos e coordenadora da seleção brasileira, elogiou o investimento na base em Jundiaí. “Costumo dizer que temos um baú cheio de tesouros em Jundiaí. E a cidade vem cuidando do esporte, com o Pedro Bigardi e com o Cristiano Lopes. O trabalho é árduo, demorado, mas dá resultado. No futuro, a criança que começa no esporte pode defender a cidade ou se tornar um médico, um engenheiro. O esporte tem a capacidade de transformar pessoas”, completou.

Números

Jundiaí participou com 415 atletas na competição – 231 no masculino e 184 no feminino. Ao todo, a delegação jundiaiense teve 554 pessoas, entre atletas, técnicos e pessoal do administrativo.

A cidade disputou as seguintes modalidades em Votorantim: atletismo (masculino e feminino), Atletismo PCD (masculino e feminino), Basquete (masculino e feminino), Biribiol (masculino), Bocha (masculino), Capoeira (masculino e feminino), Ciclismo (masculino e feminino), Damas misto, Futebol (masculino e feminino), Futsal (masculino e feminino), Ginástica Artística (masculino e feminino), Ginástica Rítimica (feminina), Judô (masculino e feminino), Caratê (masculino e feminino), Malha (masculina), Natação (masculino e feminino), Natação PCD (masculino e feminino), Taekwondo (masculino e feminino), Tênis (masculino e feminino), Tênis de Mesa (masculino e feminino), Vôlei (masculino e feminino), Vôlei de praia (masculino e feminino), Xadrez (masculino e feminino).

De Campinas, com texto de Fábio Frattini Manzini e foto de Dorival Pinheiro Filho (portal da Prefeitura Municipal de Jundiaí)