Projeto Eu Faço Cultura segue homenagem a Luiz Gonzaga 

Em 2012, o Eu Faço Cultura homenageou o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, que comemoraria 100 anos. O projeto retorna dando continuidade ao tributo e ícone da música nordestina e neste mês de julho o Eu Faço Cultura chega a Juiz de Fora, Minas Gerais.

Depois de seis anos de sucesso, o Eu Faço Cultura volta a percorrer o Brasil. Mais de 20 cidades, entre municípios e capitais receberam as atividades do projeto que levou oficinas gratuitas para ONGs, escolas e centros comunitários, além de shows com bandas instrumentais e de MPB. Durante todo o ano de 2012, as oficinas fizeram homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga que completaria 100 anos nesse ano.

Nos seis primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 600 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto, que volta a percorrer algumas cidades do Brasil.

Este mês, é a vez de Juiz de Fora receber a programação cultural, que terá as oficinas nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto e os shows das Bandas Velotrol, Passo Largo e Mithra. Para o show é importante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Em anos anteriores, o projeto destinou 2,5 toneladas de alimentos a 27 instituições de caridade, arrecadados nos eventos. Os alimentos serão destinados à ONGs, Centros Comunitários ou escolas que receberão as oficinas nas cidades.

Oficina de percussão gratuita

Para a população de Juiz de Fora será oferecida, gratuitamente, oficina de percussão, na Fundação Ricardo Moysés Junior, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, das 14h às 18h. As oficinas serão ministradas por Ismael Rattis, professor, percussionista e baterista popular. Ismael iniciou na música como autodidata em 2001, tocando bateria. “A oficina tem como um dos objetivos despertar o interesse pela percussão”, acrescenta. Além de participar do projeto, ele continua estudando e aprimorando seus conhecimentos sobre percussão e bateria e segue acompanhando artistas de Brasília tocando diversos gêneros da música brasileira como Chorinho, MPB e outros. A oficina vai abordar, nos dois dias, ritmos como galope, afoxé e frevo. Para a oficina, são oferecidas 40 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br.

Oficinas nas escolas e tributo aos 100 anos de Luiz Gonzaga

Uma grande novidade do projeto em 2012, que tem continuidade em 2013, é a realização do Eu Faço Cultura na Escola nas cidades pelas quais o projeto passar. A proposta é diversificar e inovar as semanas culturais do EFC apresentando aos estudantes mais carentes a diversidade cultural e musical brasileira de forma lúdica com dinâmicas e brincadeiras interativas.

Aos alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes também será oferecida oficina de percussão ministrada pelos professores Ismael Rattis e Marcus Moraes, no dia 02 de agosto, a partir das 10h30. As aulas também vão homenagear o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira e que completaria 100 anos em 2012, ensinando um pouco da história deste talentoso nordestino que encantou o Brasil com sua sanfona prateada e suas famosas composições como Asa Branca e Triste Partida.

Show com Passo Largo

No dia 02 de agosto, no Cultural Bar, a partir das 23h, os grupos Passo Largo, Velotrol e Mithra Rock Band apresentam o show que encerra as atividades do projeto Eu Faço Cultura em Juiz de Fora.

A banda é formada por Marcus Moraes, Vavá Afiouni e Thiago Cunha, três renomados instrumentistas brasilienses reconhecidos por sua destreza técnica e criatividade. Os três há muito tempo já passeiam pela música instrumental contemporânea, no entanto sem nunca esquecer suas raízes roqueiras, o que recentemente os levaram a formar o Passo Largo, sua válvula de escape para tocar seus instrumentos da maneira que gostam, no estilo que adoram, rock instrumental criativo e virtuoso.

Show com Velotrol

A banda Velotrol já está na estrada há mais de 14 anos e tem na versatilidade a maior força e diferencial. Com essa característica a banda já tocou (com total aceitação) em vários estilos de bares, casamentos, festas e até em formaturas. O repertório abrange grandes bandas dos anos 80 como New Order, Depeche Mode, Smiths, Cure e outras lendas dessa década, além de tocar músicas que sacudiram o mundo no início dos anos 90 como Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Green Day e músicas atuais de novos artistas e dos já consagrados como Creed, The Calling, Lifehouse, Coldplay, Matchbox 20, U2. Novas tendências como Florence and the Machine, Kate Perry, Ke$ha, The Killers, Adele, Snow Patrol, Tiga e Get-Far também fazem parte do repertório da banda.

Sem contar os sucessos da música nacional como Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Rappa, Charlie Brown Jr, Capital Inicial, Ed Motta, Cláudio Zoli. O Velotrol flerta com a MPB e pode agradar os apreciadores desse ritmo.

A banda toca ainda músicas de Sidney Magal, Amado Batista, Dominó, Ovelha, Village People e Menudo.

Show com Mithra

A Mithra é uma banda de Pop Rock Internacional com influência das grandes bandas dos anos 80 e 90, como Heart, Scorpions, Kansas, Rainbow, Survivor, entre outras. As canções autorais seguem esta mesma vertente com letras em inglês e arranjos fortes.

A banda foi criada em 2008, com o objetivo de ser a realização profissional e pessoal de músicos experientes no mercado, que desejam fazer boa música e compartilhar suas próprias ideias. O pop rock internacional é o estilo escolhido pelas afinidades musicais do grupo.

Programação:

Oficina de Percussão:

Data: 31/07 e 01/08

Horário: Das 14 às 18hs

Local: Fundação Ricardo Moysés Junior

Endereço: Rua Francisco Vaz de Magalhães, 12, Cascatinha, Juiz de Fora – MG

EFC na Escola:

Data: 02/08

Horário: A partir das 10h30

Local: Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes

Endereço: Rua Antônio Lopes Júnior, 35 – Francisco Bernardino, Juiz de Fora – MG

Inscrições: Gratuitas pelo site http://www.eufacocultura.com.br/SemanaCultural/Juiz%20de%20Fora

Shows com Velotrol, Passo Largo e Mithra

Local: Cultural Bar – Av. Deusdedith Salgado, 3955 – Teixeira

Data: Data: 02/08/2013

Horários dos shows:

Abertura Da Casa: 23h00

Banda de Abertura (Passo Largo): 23h30

Artista Principal (Velotrol): 00h30

Banda de Encerramento (Mithra): 02:30

Mais informações: (32) 3231-3388

Fonte: Ascom do evento