Curitiba realiza plenária para debater o 13º Congresso 

A Comissão Provisória Municipal do PCdoB de Curitiba realizou nesta sexta (19), no auditório do Colégio Dinâmico, uma Plenária que reuniu mais de 50 de militantes e filiados da capital e Região Metropolitana.

curitib -2013

Por mais de três horas, os comunistas debateram o 13° Congresso do PCdoB Nacional, as preparações para Conferência Municipal e Conferência Estadual e a reorganização do Partido Comunista do Brasil em Curitiba.

O presidente da Comissão Provisória, André Bezerra destacou que a maior tarefa dos comunistas no segundo semestre de 2013 é a construção do 13º Congresso do Partido, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de novembro em São Paulo. Como a plenária reuniu diversos novos filiados, Bezerra fez uma análise detalhada dos temas que estarão em debate no Congresso: o balanço de uma década do ciclo e governos democráticos e progressistas no Brasil, a crise do capitalismo no mundo e a posição sobre os acontecimentos internacionais. Como também, os desafios e as tarefas do PCdoB como partido de identidade comunista e fortes vínculos com as massas populares e a luta dos trabalhadores e dos povos.

A ampla discussão das teses do Congresso do PCdoB é outro ponto, segundo André Bezerra, que não deve sair do cotidiano dos filiados e militantes do partido. “Até novembro, cada um de nós tem a oportunidade de dar sua opinião. Para isso, é só escrever suas sugestões e propostas na tribuna de debates”. Para o dirigente, o 13º Congresso tem a responsabilidade de apontar propostas para o avanço social e o desenvolvimento do país. “O PCdoB tem um compromisso com a sociedade brasileira e continuará lutando incansavelmente pelas reformas estruturais como: a política, tributária, mobilidade urbana e melhoria a qualidade de vida nas cidades , saúde e educação”, enfatizou Os interessdos podem enviar os artigos para o endereço eletrônico para o envio dos artigos é pcdobpr@terra.com.br . As resoluções e as normas congressuais também já estão disponíveis no Portal Vermelho.

O calendário e os critérios de participação nas conferências municipal e estadual do PCdoB foram outros itens debatido s pelos comunistas. Até a conferência, a Comissão Provisória Municipal da capital pretende realizar mais três grandes plenárias para debater as teses do Congresso e a reformulação do partido em Curitiba, sendo a última no dia 1 de setembro, quando elegerá delegados a conferência estadual e a nova direção. No dia 26 de julho, está marcado um lançamento estadual das Teses do 13º Congresso que deverá contar com a presença de dirigente nacional do PCdoB. A Conferência da capital está marcada para dia 1º de setembro. A meta é reunir cerca de 300 participantes na capital, entre novos e antigos filiados e militantes.

Em nível estadual, a Comissão Provisória está organizando dois grandes eventos para o mês de agosto que serão realizados em Curitiba. A direção estadual convoca a todos os Comitês partidários a agendarem suas conferencias até o dia 01 de setembro, prazo final. Para ajudar no debate e mobilização da militância está programado para o dia 10 de agosto, em Curitiba, um Encontro Estadual de Vereadores, Secretários e Gestores Municipais. No dia 11 de agosto, será a vez do Encontro Partido e Juventude, também em Curitiba. Paralelamente, a Comissão Provisória estará acompanhando as conferências nos mais de 100 municípios em que o partido está organizado no Paraná. Já a Conferência Estadual está marcada para o dia 7 de setembro, que além de escolher os delegados que vão participar do 13º Congresso Nacional terá ainda a tarefa de eleger a nova direção estadual do PCdoB.

matéria: Silvia Macedo

Secretaria de Comunicação PCdoB-PR