Nos EUA, Republicanos se opõem ao controle federal da educação  

A Câmara de Representantes do Congresso estadunidense aprovou na sexta-feira (19) uma iniciativa para modificar o controle federal da educação e assim favorecer às autoridades estatais e locais do setor. 

A decisão da Câmara, onde os republicanos são maioria, contou com 221 votos a favor e 207 contra para aprovar a lei The Student Success (sucesso estudantil), que reverte muitas das ideias da lei No Child Left Behind (nenhuma criança deixada para trás, NCLB), assinada pelo então presidente George W. Bush em 2002.

Se for aprovada pelo Senado e assinada pelo mandatário Barack Obama, essa iniciativa limitará drasticamente o poder do governo federal para estabelecer os modelos de educação em todo o país.

No entanto, considera-se que o documento não será levado em conta pelo Senado, enquanto a Casa Branca já anunciou que vetará o projeto se chegar nas mãos de Obama.

O plano dos republicanos está dirigido contra a NCLB e pretende restringir os poderes do governo na política educacional e restringir o financiamento federal.

A NCLB é a maior lei federal que apoia a educação pública no país e é a maior fonte de fundos para as escolas elementares e intermediárias, ao mesmo tempo que trata de eliminar a brecha que existe entre as crianças, muitos de grupos étnicos e raciais minoritários, que vivem na pobreza ou que não têm o inglês como seu primeiro idioma.

Durante seu governo Obama tem outorgado isenções a vários estados no manejo da educação.

O critério dos democratas destaca que as normas de responsabilidade da NCLB devem ser reformadas, mas estão de acordo com a Casa Branca de que o projeto de lei republicano vai demasiado longe ao desmantelar algumas das proteções federais básicas para os estudantes.

Este projeto de lei republicano abandona o compromisso histórico do governo federal para a educação das populações desfavorecidas, criticou o deputado democrata pelor Texas Rubén Hinojosa.

Prensa Latina