Snowden quer deixar aeroporto até quarta-feira, diz advogado

Edward Snowden, o ex-prestador de serviço da Agência Nacional de Segurança, um dos orgãos de espionagem dos EUA, espera receber até quarta-feira (24) documentos que lhe permitam dar fim a sua estadia de uma mês na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou e ir para o centro da cidade, disse o seu advogado russo nesta segunda-feira (22).

Anatoly Kutcherena, que ajudou o estadunidense a dar entrada em seu pedido de asilo temporário na Rússia em 16 de julho, disse que Snowden acreditava não ser seguro tentar viajar para a América Latina em breve, por causa dos esforços americanos para levá-lo de volta aos EUA, onde enfrenta acusações de espionagem. "Ele deve obter esse certificado (permitindo-lhe sair do aeroporto) em breve", disse Kucherena.

O pedido de Snowden por asilo temporário na Rússia pode levar até três meses para ser processado, mas ele pode passar pela alfândega assim que tiver uma resposta inicial, acrescentou Kutcherena.

Fundo financeiro

Ao mesmo tempo, a organização ortodoxa russa "Ptchiolki" (As abelhas) anunciou a criação de um fundo para ajudar Edward Snowden, o ex-analista da CIA procurado pela Justiça dos Estados Unidos que está há quatro semanas no aeroporto internacional de Moscou.

"Nosso povo sempre foi misericordioso com aqueles que são injustamente perseguidos e maltratados. Por vontade de Deus, Edward Snowden recebeu refúgio temporário na Rússia", informou o grupo em comunicado.

A organização critica a hipocrisia dos funcionários da CIA que perseguem o homem que mais teria feito em defesa dos ideais de liberdade e democracia que os estadunidenses dizem promover.

"Snowden, cuja vida está sob verdadeira ameaça em sua própria pátria, se vê obrigado a perambular pelo mundo", diz a nota, que ressalta que o fugitivo americano "precisa de dinheiro para pagar casa, alimentação e transporte".

Com agências