Bolívia e Equador assinam cinco acordos de cooperação bilateral 

O presidente da Bolívia, Evo Morales e seu homólogo do Equador, Rafael Correa, assinaram nesta terça-feira (23) cinco convênios para a cooperação bilateral no marco de uma visita oficial que o mandatário boliviano realiza naquele país.

Evo Morales e Rafael Correa

Os acordos estão enfocados em diversas áreas como saúde, comunicação, justiça entre outras, após o encontro com Correa, o presidente da Bolívia destacou as politicas econômicas implementadas por seu governo. Afirmou que “esta liberação nos permitiu dignificar os bolivianos”.

Neste sentido, também agradeceu a hospitalidade do Equador e ressaltou a importância da integração dos povos da região. Mais cedo, Morales foi declarado hóspede ilustre de Quito e recebeu as chaves da capital equatoriana, na ocasião, o chefe de Estado manifestou seu agradecimento, e assegurou que “nosso povo tem direito de viver com soberania, obrigado pela solidariedade (…) A Solidariedade não só é com Evo nem com a Bolívia, mas com todos os povos da América Latina”.

Morales chegou no Equador na véspera e foi recebido no aeroporto da capital pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, que tinha adiantado que durante o encontro presidencial seriam debatidos temas que permitam a ampliação das relações bilaterais.

No próximo 29 de julho, Morales voltará ao Equador, esta vez a Guayaquil (centro), para uma reunião com os presidentes dos países membros da Alba.

Fonte: TeleSUR