Equador e Bolívia intensificam relações em todos os níveis

Os presidentes do Equador e da Bolívia, Rafael Correa e Evo Morales, intensificam nesta terça-feira as excelentes relações bilaterais existentes com a assinatura de três convênios e uma densa agenda na primeira visita oficial do mandatário boliviano a este país.

Os conteúdos destes convênios permitirão ampliar as relações bilaterais, que atualmente são positivas nas áreas política e cultural, e deverão ser incrementadas no setor econômico, segundo adiantou o chefe da diplomacia equatoriana, Ricardo Patiño.

O chanceler afirmou que os dois presidentes também abordarão temas sobre a relação regional, como o funcionamento da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e da União de Nações Sul-americanas (Unasul), da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e do Mercado Comum do Sul (Mercosul), assim como a perspectiva de convergência destes organismos e o incremento de sua institucionalidade.

Dentro dos temas de conjuntura que, segundo Patiño, serão tratados nesta visita oficial, estará a situação que nos últimos dias o mandatário boliviano enfrentou na Europa, onde foi bloqueado o ingresso de seu avião presidencial a alguns países.

Para Patiño, é primordial não só dizer o que sentimos, mas saber o que aconteceu e quem são os responsáveis.

Como conclusão da visita de ao Equador, Morales participará de um encontro de apoio com a participação de organizações sociais e de solidariedade na Casa da Cultura Equatoriana.

Morales viajou acompanhado pelo chanceler Choquehuanca, do ministro do Meio Ambiente e Água, José Zamora, e de sua ministra de Comunicação, Amanda Dávila.

Prensa Latina