Sírios devem superar crise, diz Patriarca greco-ortodoxo

Os sírios devem ater-se hoje a seu patrimônio, enfrentar e superar a crise para voltar a viver em paz e harmonia, disse nesta segunda-feira (22) Youhana X Yazigi, Patriarca de Antióquia e todo Oriente da Igreja Ortodoxa Grega.

Ao reunir-se com famílias deslocadas pelo conflito, segunda-feira na igreja de Nossa Senhora na cidade costeira de Tartous, o líder religioso argumentou que os sírios sempre foram uma só família e devem continuar sendo nestas circunstâncias excepcionais para se apoiarem de forma mútua.

Os refugiados denunciaram os ataques dos grupos opositores armados que os obrigaram a abandonar seus lares, muitas vezes ameaçados de morte, destaca nesta terça-feira (23) a agência de notícias síria Sana.

Por sua vez, o padre Athanasios Fahd, chefe da diocese greco-ortodoxa em Tartous, explicou que, embora a crise seja tão grande quanto as necessidades acumuladas e as capacidades modestas, a entidade religiosa tem prestado assistência humanitária e socorro à cidadania.

O governador de Tartous, Nizar Ismail Musa, afirmou que a visita do Patriarca confirma a unidade dos sírios, enquanto assegurou que a nação defenderá sua soberania e triunfará sobre seus inimigos.

Yazigi efetua nos últimos dias um extenso périplo pela região costeira do país, com apelos ao diálogo e à reconciliação, no momento em que se celebra o Ramadã, mês sagrado de jejum para os muçulmanos.

Fonte: Prensa Latina