Campinas adere ao Pacto Nacional de Alfabetização

Foi lançado o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em Campinas, em evento que contou com a presença da secretária de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, da diretora do Departamento Pedagógico, Helena de Freitas, e da coordenadora do Pnaic em Campinas, Elizabete Pimentel. Também estavam presentes 150 educadores da rede municipal.

Criado pelo Ministério da Educação há um ano, o objetivo do programa é alfabetizar as crianças de, no máximo, oito anos até o final do 3ª ano do Ensino Fundamental. Ele é composto por quatro eixos: formação continuada dos professores, avaliação dos alunos, materiais pedagógicos para alunos e professores e gestão de ações.

Em Campinas será realizado um curso de formação do Pnaic, em parceria com o MEC e a Unicamp, para os profissionais da rede. Este ano, as aulas abordarão a Linguagem. Em 2014, o foco será Matemática. A rede municipal de ensino conta com 230 professores alfabetizadores.

“Somos os responsáveis por oferecer uma escola pública de qualidade. E temos o dever, enquanto gestor, de proporcionar o melhor aos nossos profissionais, desde que esteja dentro da legalidade e moralidade”, disse Solange Pelicer.

De Campinas, com informações da Secretaria Municipal de Educação