Em visita a Cuba, Mujica participará de Dia Nacional da Rebeldia 

O presidente do Uruguai, José Mujica, chegou nesta quarta-feira (24) em Cuba para uma visita oficial que ocorrerá até o sábado (27), o mandatário participará das comemorações pelo Dia da Rebeldia Nacional cubana.

Mujica

Ao chegar em Havana, Mujica saudou o povo cubano em nome de seu país, seus compatriotas e os amigos da ilha no sul do continente. Sobre a situação da América Latina, comentou que a região vive um momento que há anos “provavelmente nem teria ocorrido ao intelectual mais criativo e aventureiro do campo do pensamento”. 

“Para ele a aproximação entre os países se deve a que os governos que pensam diferente estão continentalmente muito mais próximos. "Antes tínhamos que rezar mesmo catecismo para nos juntar e agora, apesar das diferenças, conseguimos nos unir”, agregou.

O presidente uruguaio participará de homenagens ao herói nacional cubano José Martí, na praça da Revolução e também ao prócer uruguaio José Gervadio Artigas, no parque La Fraternidad.

Mujica informou ainda que presenciará as atividades em comemoração do Dia da Rebeldia Nacional Cubana que no dia 26 de julho celebra os 60 anos do assalto ao quartel Moncada, uma ação liderada por Fidel Castro para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista.

As relações bilaterais e de cooperação entre ambas nações têm como ponto forte o âmbito diplomático e o setor da saúde, mais de 45 mil uruguaios receberam assistência médica em Cuba como parte do programa "Operação Milagre" para recuperar ou melhorar a visão e atualmente há 31 colaboradores da ilha naquele país.

Fonte: Prensa Latina