Uruguaios entram em greve por melhores condições de trabalho 

A central sindical PIT-CNT lidera nesta quinta-feira (25) uma mobilização com greve parcial de quatro horas, que afeta principalmente aos setores da educação e saúde, ainda funcionarão normalmente os serviços de emergência.

Além da greve parcial está prevista uma marcha dos trabalhadores da Universidades de La Republica até a Assembleia Legislativa. No ato os sindicalistas reivindicarão aumento salarial e outras demandas trabalhistas. Segundo Marcelo Abdala, coordenador do PIT-CNT, espera a participação de milhares de trabalhadores. 

Outro coordenador, Fernando Pereira, disse que o tema principal é o orçamento educacional “nós reconhecemos os avanços que nesta área existiram, mas foram insuficientes”.

A central sindical pediu para defender as conquistas programáticas dos trabalhadores, sob o lema “É tempo de avançar”, enquanto a plataforma indicou “falamos de avançar na transformação da matriz produtiva, expansão dos direitos do nosso povo e o aprofundamento da democracia”.

Os dirigentes informaram que haverá uma plenária em cada um dos 19 departamentos do país, que definirá as características da jornada de mobilização.

Fonte: Prensa Latina