Snowden pode deixar o aeroporto de Moscou para esperar asilo

A autoridade de imigração da Rússia disse nesta quarta-feira (24) que o resultado do pedido de asilo de Edward Snowden, ex-agente do serviço de inteligência dos EUA, vai ser publicado dentro de três meses. A declaração rebate a afirmação do advogado russo de Snowden, Anatoly Kucherena, que disse que o período de avaliação do Serviço Federal de Imigração da Rússia para conceder um asilo temporário leva geralmente sete dias.

Edward Snowden, ex-agente da NSA dos Estados Unidos

Como Snowden entregou o seu pedido de asilo temporário no dia 16 deste mês, o resultado deveria ser publicado nesta quarta, segundo o seu advogado. Assim, o ex-agente da Agência Central de Inteligência norte-americana, que revelou informações sobre o programa de espionagem das comunicações, poderia deixar o aeroporto.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que Snowden tem que cessar as atividades contra os interesses dos Estados Unidos para ser autorizado a permanecer na Rússia, reiterando que apesar de poder conceder o asilo, não porá as relações entre os dois países em risco.

Ainda assim, a Rússia concedeu nesta quarta-feira um documento que permite que Snowden deixe a área de trânsito do aeroporto de Moscou, onde está há mais de um mês, e entre no país, segundo a agência de notícias RIA Novosti.

Depois de terminado o prazo para a resposta ao pedido de asilo, as autoridades vão emitir uma autorização especial com que o solicitador é permitido a permanecer no país.

O advogado, que não falou sobre os possíveis destinos de Snowden, ressaltou apenas que as autoridades russas poderão prolongar a concessão por alguns dias.

Com informações da Rádio China Intenacional