Chanceler venezuelano destaca integração na América Latina

O chanceler venezuelano, Elías Jaua, afirmou nesta quinta-feira (25) que nunca antes houve tantas oportunidades para avançar para a integração da América Latina e Caribe.

Chanceler da Venezuela Elias Jaua - DATTV

Durante a sessão das Comissões do Parlamento Latino-americano (Parlatino), Jaua considerou o processo de integração regional como “uma realidade palpável, embora não isenta de ameaças”. 

O chanceler mencionou iniciativas unitárias impulsadas durante os últimos anos: a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), a União das nações Sul-americanas (Unasul), a Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), o bloco energético Petrocaribe, entre outras.

Ele lembrou-se de que a união latino-americana e caribenha tem sido uma tarefa sumamente complexa, obstaculizada pelos imperialismos, em especial, o norte-americano. "A América Latina está subdesenvolvida, porque foi dividida e não ao contrário", estabeleceu o diplomata, citando uma reflexão do falecido líder venezuelano Hugo Chávez. 

Jaua destacou a obra integracionista do estadista e seu testamento político – o Plano da Pátria (2013-2019) – cujo objetivo é “converter a Venezuela em um país potência nos setores econômico, social e político, dentro da grande potência da América Latina e Caribe”.

Por isso, o titular destacou que reuniões como as do Parlatino em Caracas possuem suma importância; realçou que deste e de outros encontros similares não só devem sair documentos declarativos, mas agenda de trabalho concreto para apresenta-las aos delegados.

A sessão do Parlatino ocorre na sede da Assembleia Nacional no centro de Caracas, com a presença de 80 deputados e deputadas de 23 países latino-americanos e caribenhos, que debaterão temas de interesse para o desenvolvimento da região.

Fonte: Prensa Latina