Irã e Índia ressaltam cooperação nas áreas de segurança e energia

O embaixador do Irã em Nova Déli (capital da Índia), Qolam Reza Ansari declarou nesta quinta-feira (25) que “Teerã busca a estabilidade e o desenvolvimento econômico na zona, pois crê que isso favorecerá o interesse de todos os Estados da região, em particular o seu próprio”. O Irã ofereceu garantias estatais para os navios que transportam seu petróleo à Índia, e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo apoia as exportações a países do sul asiático, informou a PressTV nesta sexta (26).

Navio petroleiro do Irã - HispanTV

O embaixador destacou os esforços do Irã para converter-se em um fator influente da economia regional, e adicionou que busca compartilhar a sua destreza econômica com seus vizinhos.

Neste sentido, o diplomata persa fez um chamamento para a regulação de uma cooperação entre Irã, Índia, Afeganistão e Iraque para alcançar maior estabilidade e segurança.

De igual forma, sublinhou o impacto das economias emergentes, como a China, a Índia e o Brasil, sobre a evolução mundial, pelo que opinou: “Acabaram-se os tempos em que o mundo era gerido por um só país, [agora] todos os países devem contribuir”.

Asari também destacou a “excelente cooperação” entre Teerã e Nova Déli no setor energético. “A Índia necessita de energia para aumentar a sua tendência ao desenvolvimento e Irã é um produtor de energia”, ressaltou.

Entretanto, sob a pressão dos Estados Unidos e países europeus, as companhias de seguro ocidentais negam-se a oferecer serviços aos petroleiros que transportam petróleo iraniano. As sanções do Ocidente contra o Irã estão também dirigidas ao setor energético do país.

Por outro lado, é provável que o Governo da Índia desempenhe um papel de apoio no assunto, pois as importações de petróleo iraniano são cruciais para a segurança energética do país asiático.

Na opinião do embaixador iraniano, Nova Déli necessita ter acesso a Ásia Central, em particular ao Afeganistão, pelo que a via mais segura é o Irã.

Antes do evento, o ministro indiano de Assuntos Exteriores, Salman Jurshid, havia destacado o papel do Irã em garantir a segurança energética de seu país, e que a República Islâmica pode proporcionar um maior acesso à Ásia Central.

A Índia e o Irã, como grandes parceiros no campo político e econômico, têm relações bilaterais em nível elevado.

Com informações da HispanTV