Evo Morales sugere formação de Forças Armadas da Alba 

O presidente da Bolívia, Evo Morales, sugeriu nesta sexta-feira (26) a formação das Forças Armadas da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), com a finalidade de defender a soberania regional.

“Nossas Forças Armadas da Alba devem defender a soberania regional de qualquer intervenção imperial e assumir que uma agressão contra um de nossos povos significa uma agressão a todo o bloco”, disse o presidente boliviano. 

Morales lançou a proposta durante a abertura do Seminário Internacional de Segurança e Defesa da Alba, e precisou que a missão deste Exército deve consistir em proteger a independência e a autonomia econômica da região a partir da paz e do desenvolvimento.

Para o presidente boliviano, “a soberania é independência e autonomia econômica para nossos povos, é industrialização e intercâmbio complementar, mas é também política social redistributiva”.

Evo também pediu a formação de uma doutrina com identidade estratégica comum cujos pilares sejam a unidade, a solidariedade e a complementaridade.

A Alba é integrada por Antigua y Barbuda, Bolivia, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua, San Vicente y Granadinas e Venezuela.

Hispan TV